Postagem em destaque

Livro: Uma Síntese a Filosofia Medieval

  Olá pessoal! Depois de um tempo, estou retomando as atividades por aqui. Uma das razões que contribui para esse hiato foi a falta de tempo...

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

ESBOÇO: A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS E SEUS SIGNIFICADOS PARA AS NOSSAS VIDAS

Vamos analisar alguns termos

Dez virgens – todos os crentes
Noivo – Jesus

Lâmpada – nosso espírito, Provérbios 20:27 diz que o espírito do homem é a lâmpada do Senhor. Essas lâmpadas que estavam com as virgens representam nosso espírito recriado. O nosso espírito é como uma lâmpada que foi acesa diante de Deus.

Azeite – Espírito Santo
As Virgens - o termo não deve ser visto literalmente. Todos os crentes são vistos como Virgens diante de Deus – separados para o deleite de Deus;

O número 10 - significa a completude da responsabilidade humana.
Estado, condição ou qualidade do que é completo que não falta nada.
Por isso nós, os homens, temos 10 dedos nós pés e nas mãos. Por isso os mandamentos que Deus deu a Moisés são 10.
Isso significa que essas 10 virgens englobam todos os crentes de todas as épocas;
Elas tinham luz em suas lâmpadas; isto significa que elas nasceram de novo, tiveram seu espírito recriado na conversão.
Por outro lado, se essa lâmpada também significa obras, quer dizer que elas tinham obras, testemunho diante de Deus.

lâmpada significa a Palavra, quer dizer que elas tinham a Palavra consigo. (Salmo 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz para os meus caminhos”).

Toda ela foi encontrar-se com o noivo. Se elas não fossem crentes, elas nunca iriam se encontrar com o noivo, O incrédulo não vai atrás de Cristo.

 No verso 6 “Mas à meia-noite ouviu-se um clamor”. E todas elas ouviram a voz do arcanjo, o que significa que elas eram crentes.
 As ovelhas reconhecem a Voz do Sublime Pastor! Por fim nos é dito que todas elas tinham óleo nas lâmpadas. O problema é que elas não tinham azeite sobrando.
O Azeite nas Sagradas Escrituras simboliza O Espírito Santo. Outra diferença: se o Senhor não tivesse demorado, as virgens néscias teriam entrado pela porta. O grande teste então foi o tempo.
Há muitos crentes que vão bem à sua jornada cristã, mas logo desistem, vão perecendo pelo caminho vão se desviando.
Ainda há outro aspecto que precisamos considerar com muita seriedade diante do Senhor: quando o noivo chegou, as virgens néscias pediram azeite às prudentes que disseram não, o que isto significa? Significa que cada um de nós deve ter a medida da Unção individualmente.
Fala que as virgens néscias, quando acordaram, queriam que as prudentes dessem a elas azeite. Mas estas mandaram comprá-lo.

Comprar na Bíblia é algo cheio de significado. Na Bíblia há muitas coisas gratuitas – como a salvação -, mas há outras coisas que temos que pagar um preço para tê-las.
a - Na carta à igreja em Laodiceia, o Senhor nos aconselha a comprar ouro, que nos fala da natureza do caráter santo de Cristo.

b- vestiduras brancas, que nos falam dos atos de justiça dos santos e da Santidade de Deus

c-  colírio, para vermos, para enxergarmos as coisas de Deus, para termos discernimento e percepção espiritual.

d - unção e um constante jorrar de vida e implica, muitas vezes, em muito choro, lágrimas, jejum, oração e perseverança.
Há um preço a ser pago.
E estar preparado é a ideia que predomina na parábola. Por estarem preparadas quando foi preciso, são chamadas de prudentes.

Na caminhada se faz necessário à busca para estarmos sempre cheios de azeite
Pois o contrário é considerado desleixado, leviano, desorganizado, tolo. Foi precisamente dessa tolice que as cinco moças se tornaram culpadas.
à falta de espiritualidade é começar no Espírito, mas depois estagnar, é tolice.
Satisfazer-se com uma experiência de conversão ou outras “experiências com Deus”, sem continuar a viver “em Deus”, sem crescer na santificação, é tolice.

o óleo significa um bem espiritual imprescindível, insubstituível por nenhum outro, com o qual devemos nos abastecer
no início da vida de fé
trajetória de fé.

Esse bem espiritual é o Espírito Santo.
Sendo o óleo o Espírito Santo, a prudência consiste em:
I - começar no Espírito
II - seguir a vida no Espírito
III - completá-la no Espírito.
Viver no Espírito e ser prudente são a mesma coisa
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

website translator

Postagens mais visitadas do Site

Postagens mais visitadas da semana

VISITAS AO SITE

visitantes on line

Total de visualizações