Atributos Naturais de Deus
Vamos considerar agora as características de Deus relacionadas ao universo físico. Estas estão agrupadas sob seis atributos naturais: infinidade, eternidade e imortalidade, imutabilidade, onisciência, onipresença e onipotência.
Infinidade refere-se ao fato de que Deus é infinito. Eternidade e imortalidade referem-se às verdades de que Deus é eterno e imortal. Imutabilidade refere-se ao fato de que Deus é inalterável. Onisciência designa o conhecimento perfeito de Deus. Onipresença significa que Deus está presente em todo lugar. Onipotência refere-se ao fato de que Deus é Todo-poderoso.
I. Infinidade
Deus é infinito. Ele não tem limites nem imperfeições. O homem é limitado pela relação de tempo e espaço. Ele tem limitações mentais e físicas e imperfeições. O homem é finito; Deus é infinito. O poder de Deus é ilimitado. Ele tem uma relação universal e perfeita com todas as outras existências.
Deus é insondável. O homem limitado não pode compreender a plenitude do Deus infinito. O homem pode conhecer Deus e muito a respeito de Deus, mas ele não pode saber tudo que há para conhecer sobre Deus em todos os detalhes de Sua total perfeição. O homem pode conhecer Deus porque Ele tem se revelado ao homem. O infinito Deus é insondável. (Jó 11:7; Salmos 145:3; Isaías 40:28; Rom. 11:33-36.).
Deus é transcendente. A transcendência de Deus significa que Ele é infinitamente superior a Suas obras, que Ele tem existência independente de Sua criação, e que Ele é mais do que adequado para suprir todas as necessidades do Seu universo.
Uma palavra companheira de transcendência é a imanência. Ambas as verdades são necessárias para apresentar a figura completa da relação de Deus com o universo. Quando a transcendência de Deus é mantida em separado de Sua imanência, o erro resultante é o deísmo. Quando a imanência de Deus é mantida em separado de Sua transcendência, o erro resultante é o panteísmo.
II. Eternidade e Imortalidade
Deus é eterno. Nunca houve um tempo em que Deus não existisse. Ele sempre foi, sempre é e sempre será. Eternidade é tempo infinito.
I Timóteo 1:17 Rei dos séculos, imortal
Deuteronômio 33:27 O Deus eterno te seja por habitação
Salmos 90: 1,2 De eternidade a eternidade, tu és Deus
Isaías 40:28 O eterno Deus
Isaías 57:15 Que habita na eternidade
Apocalipse 21:6 Alfa e Ômega
Deuteronômio 33:27 O Deus eterno te seja por habitação
Salmos 90: 1,2 De eternidade a eternidade, tu és Deus
Isaías 40:28 O eterno Deus
Isaías 57:15 Que habita na eternidade
Apocalipse 21:6 Alfa e Ômega
A eternidade se estende em ambas as direções. Ela é distante para trás até a eternidade como é distante para frente até a eternidade. Para o crente, a vida eterna tem um início, mas não tem fim. Deus porém, não somente viverá para sempre no futuro, mas também viveu para sempre no passado.
Deus é imortal. Ele não está sujeito à morte. Aquele que é imortal é imperecível, incorruptível, indestrutível, indissolúvel. Nunca definha, nunca morre, nunca termina. Não deprecia, não decai ou corrói. É resultado de uma existência que não tem fim; é isento da morte.
I Timóteo 1:17 Rei dos séculos, imortal
Romanos 1:23 Deus incorruptível
I Timóteo 6:16 Aquele que tem, ele só, a imortalidade
Romanos 1:23 Deus incorruptível
I Timóteo 6:16 Aquele que tem, ele só, a imortalidade
Somente Deus é a fonte original da imortalidade. Todas as coisas criadas são sujeitas à corrupção, mudança e desgaste. Jesus nasceu mortal. Ele foi feito imortal na Sua ressurreição. Os homens são hoje mortais. Os crentes receberão imortalidade na primeira ressurreição quando Jesus voltar.
O fato de que Deus é eterno refere-se à Sua duração em existência sem fim. O fato de Deus ser imortal refere-se ao tipo de natureza física que Ele possui possibilitando ter esta existência eterna. A eternidade e imortalidade de Deus são ligadas entre si.
III. Imutabilidade
Deus é imutável. O que Ele é agora, Ele sempre foi e sempre será. Deus não pode mudar para melhor porque Ele já é o melhor. Ele não pode mudar para pior porque assim Ele deixaria de ser perfeito. A perfeição infinita é imutável.
Salmos 102:26,27 Muda a terra, Deus é o mesmo
Malaquias 3:6 Porque eu, o Senhor, não mudo
Tiago 1:17 Não há mudança, nem sombra de variação
Hebreus 6:17,18 Imutabilidade do seu conselho
Êxodo 3:14 Sempre no tempo presente
Malaquias 3:6 Porque eu, o Senhor, não mudo
Tiago 1:17 Não há mudança, nem sombra de variação
Hebreus 6:17,18 Imutabilidade do seu conselho
Êxodo 3:14 Sempre no tempo presente
Todas as coisas criadas estão sujeitas a mudança e deterioração, mas Deus permanece sempre o mesmo. As estrelas morrem, montanhas se desgastam, edifícios desmoronam, plantas secam, flores murcham, animais morrem, metal enferruja, alimento estraga, máquinas se desgastam. A humanidade muda, sofre e morre. Um homem sábio disse certa vez: “Não há nada tão constante quanto a mudança”. No nosso universo mutante, só Deus é imutável.
“Rápido para o seu final flui o curto dia de vida;
A alegria da terra escurece, a sua glória se vai;
Mudança e declínio é o que vejo em toda minha volta;
Oh Tu que não mudas, habita em mim.”
Henry Francis Lyte
A alegria da terra escurece, a sua glória se vai;
Mudança e declínio é o que vejo em toda minha volta;
Oh Tu que não mudas, habita em mim.”
Henry Francis Lyte
Deus muda Sua obra com os homens à medida que mudam do pecado para retidão, mas Seu caráter nunca muda. Sua santidade, amor e verdade permanecem os mesmos para sempre. Ele é a Rocha eterna, a esperança eterna do homem.
Aqui estão três pensamentos concernentes à imutabilidade de Deus: 1) Deus é imutável; 2) Os homens tem buscado mudar a Deus; 3) Deus está tentando modificar os homens.
IV. Onisciência
Os três seguintes atributos de Deus começam com o mesmo prefixo oni que significa tudo. Onisciência significa que Deus possui todo o conhecimento. Onipresença significa que Deus está presente em todo o lugar. Onipotência significa que Deus é todo-poderoso.
Estes três pensamentos são expressos em ordem consecutivas no Salmo 139. Os seis primeiros versos descrevem a onisciência de Deus. Os próximos seis versos descrevem a onipresença de Deus. O restante do capítulo refere-se ao poder de Deus e onipotência.
Deus é perfeito em conhecimento. A mente de Deus é perfeita. Sua sabedoria infinita, eterna e completa.
Jó 37:16 Perfeito nos conhecimentos
Salmos 147:5 Seu entendimento é infinito
Atos 15:18 Toda Sua obra desde toda a eternidade
I João 3:20 Deus conhece todas as coisas
Hebreus 4:13 Todas as coisas descobertas aos seus olhos
Salmos 139:1-6,23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração
Isaías 40:13,14,28 Que conselheiro o ensinou?
Romanos 11:33,34 Ó profundidade das riquezas
Salmos 147:5 Seu entendimento é infinito
Atos 15:18 Toda Sua obra desde toda a eternidade
I João 3:20 Deus conhece todas as coisas
Hebreus 4:13 Todas as coisas descobertas aos seus olhos
Salmos 139:1-6,23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração
Isaías 40:13,14,28 Que conselheiro o ensinou?
Romanos 11:33,34 Ó profundidade das riquezas
1. Origem. Em relação à origem, o conhecimento de Deus não é derivado nem adquirido. Ele não recebe Sua informação de ninguém. Ninguém O ensinou. Seu conhecimento origina-se Nele próprio. Os homens recebem conhecimento dos outros. Eles adquirem informação através da observação e do estudo. Deus, entretanto, tem Seu infinito conhecimento oriundo de Si próprio.
2. Tempo. Em relação ao tempo, o conhecimento de Deus inclui todas as coisas passadas, presentes e futuras. “O Senhor, que faz todas estas coisas que são conhecidas desde toda a eternidade.”( Atos 15: 18). Ele “chama as coisas que não são como se já fossem”(Romanos 4: 17). “Que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam”( (Isaias 46: 10). O passado, presente e futuro tem igual realidade na mente de Deus.
3. Detalhes. Em relação aos detalhes, o conhecimento de Deus compreende cada minúscula partícula de Sua criação em todos os seus pequenos detalhes. Todos os cientistas da terra poderiam somar e concentrar seus intelectos sobre uma única folha de relva. Isto entretanto, não poderia se comparar com a atenção dada por Deus à mesma folha de relva. “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.”(Mat. 10:29,30).
4. Magnitude. Em relação à magnitude, o conhecimento de Deus abrange todos os fatos, possíveis e reais, dentro de toda Sua criação. Não há um só átomo que foge a Sua atenção e completo conhecimento. Deus pode oferecer Sua completa atenção a toda partícula de Sua criação ao mesmo tempo. O homem finito só pode considerar um pensamento de cada vez. Deus no entanto, conhece todos os detalhes de Seu universo inteiro em um simples, pensamento eterno. As mentes dos homens são limitadas, a mente de Deus é infinita. (Salmos 147:4).
5. O Coração dos homens. Os homens veem somente o exterior; Deus vê ambos, exterior e interior. Os homens contam, mas Deus pesa. Os homens não podem esconder de Deus. Com visão penetrante, Ele examina os corações dos homens.
A Bíblia está cheia de escritos que afirmam esta verdade. (I Sam. 16:7; I Reis 8:39; I Crôn. 28:9; II Crôn. 16:9; Jó 26:6; 28:23,24; 34:21,22; Salm. 33:13-15; 44:21; 94:11; 103:14; 119:168; Prov. 5:21; 15:3; 16:2; 24:12; Isa. 29:15; Jer. 16:17; 17:10; 23:24; 32:19; Ezeq. 11:5; Atos 1:24; I Tes. 2:4; Mat. 6:4,6,18).
6. Seus Filhos. A onisciência de Deus é um alerta aos pecadores, mas é um encorajamento e conforto aos crentes . Eles sabem que Deus está sempre com eles e que nunca estarão sozinhos. Deus sabe de nossos sofrimentos, fraquezas e necessidades. (Êxo. 3:7, Salm. 103:14; Mat 6:32, II Tim. 2:19).
7. Presciência. Deus tem conhecimento prévio do futuro. Ele nunca é surpreendido. N’Ele não há reflexões tardias. Ele sabe detalhes do futuro assim como do passado. As profecias divinas são precisas devido à presciência perfeita de Deus. A presciência de Deus quanto ao futuro, entretanto, não o faz culpado do crimes da história e dos pecados dos homens.
Atos 15:18 Conhecidas de Deus desde a eternidade
Isaías 41:4 Chamando as gerações desde o princípio
Isaías 42:9 Vos anuncio, antes que venham à luz
Isaías 44:7 Anuncie as coisas futuras
Isaías 46:10 Anuncio o fim desde o princípio
Isaías 48:5,6 O fiz ouvir antes que acontecesse
Daniel 2:20,22,23 Prediz a história das nações
Isaías 44:28; 45:1-4 Presciência a respeito de Ciro
1 Pedro 1:20 Jesus foi predito
Atos 2: 23 A morte de Cristo predita
Marcos 13:32 A data do retorno de Cristo
Isaías 41:4 Chamando as gerações desde o princípio
Isaías 42:9 Vos anuncio, antes que venham à luz
Isaías 44:7 Anuncie as coisas futuras
Isaías 46:10 Anuncio o fim desde o princípio
Isaías 48:5,6 O fiz ouvir antes que acontecesse
Daniel 2:20,22,23 Prediz a história das nações
Isaías 44:28; 45:1-4 Presciência a respeito de Ciro
1 Pedro 1:20 Jesus foi predito
Atos 2: 23 A morte de Cristo predita
Marcos 13:32 A data do retorno de Cristo
V. Onipresença
Deus está presente em todo lugar. Onde quer que estejamos podemos dizer: “Deus está aqui!” Ele é nosso ambiente mais próximo. Alguém não está mais perto da presença de Deus numa montanha do que se estivesse numa caverna. Proximidade de Deus não é uma questão de geografia. Nenhum ponto está mais perto da presença de Deus do que outro ponto. Não há necessidade de gritar ao longo de quilômetros vazios por um Deus ausente. Deus está aqui; Ele pode ouvir o seu menor sussurro.
Salmos 139:7-12 Para onde fugirei da tua face?
Jeremias 23:23,24 Sua presença enche o céu e a terra
Atos 17:24-28 Não está longe de cada um de nós
Salmos 23:4 Tu estás comigo
I Reis 8:27 O céu não pode contê-lo
Jeremias 23:23,24 Sua presença enche o céu e a terra
Atos 17:24-28 Não está longe de cada um de nós
Salmos 23:4 Tu estás comigo
I Reis 8:27 O céu não pode contê-lo
Definindo onipresença, A. H. Strong escreveu:
Por isto queremos dizer que Deus, na totalidade de Sua essência, sem difusão ou expansão, multiplicação ou divisão, penetra e enche o universo em todas as partes. (Op. cit.,p.279).
Deus não está presente em todo lugar no mesmo sentido. Deus está no céu, Seu lugar de habitação (I Reis 8:30); Cristo está no céu à mão direita de Deus (Efes. 1:20); o trono de Deus é no céu (Apoc. 21:2; Isa. 66:1). O céu é um lugar real. Embora Deus esteja no céu, através de Seu poder e presença Ele está presente em todo lugar e agindo.
Os homens nem sempre percebem a presença de Deus. Adão o pecador tentou se esconder da presença de Deus (Gên. 3:8). Jonas se levantou para fugir da presença de Deus (Jonas 1:3). Jacó disse “Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia.” (Gên. 28:16). A atmosfera está cheia de ondas de rádio, mas ninguém tem contato com elas até que sintonize seu rádio no cumprimente de onda adequado. Da mesma forma, a presença e o poder de Deus enchem o universo, mas para reconhecer esta realidade alguém precisa estar em sintonia com Ele.
VI. Onipotência
Deus é todo-poderoso. Ele é onipotente. Seu poder é infinito. Nada há nada que Ele não possa fazer. Com Ele todas as coisas são possíveis.
Apocalipse 19:6 Senhor, Deus Todo-poderoso
Apocalipse 21:22 Senhor, Deus Todo-poderoso
Jó 42:2 Bem sei eu que tudo podes
Gênesis 18:14 Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?
Lucas 1:37 Porque para Deus nada é impossível
Mateus 19:26 Mas a Deus tudo é possível
Gên. 17:1 Eu sou o Deus Todo-Poderoso
Apocalipse 21:22 Senhor, Deus Todo-poderoso
Jó 42:2 Bem sei eu que tudo podes
Gênesis 18:14 Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?
Lucas 1:37 Porque para Deus nada é impossível
Mateus 19:26 Mas a Deus tudo é possível
Gên. 17:1 Eu sou o Deus Todo-Poderoso
O poder de Deus é designado na Bíblia como o Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo é o poder impessoal de Deus. A Bíblia usa a palavra “poder” e “espírito” indistintamente. Toda obra que Deus faz é executada através do Seu poder ou Espírito.
0 comentários:
Postar um comentário