Postagem em destaque

Livro: Uma Síntese a Filosofia Medieval

  Olá pessoal! Depois de um tempo, estou retomando as atividades por aqui. Uma das razões que contribui para esse hiato foi a falta de tempo...

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

OS 500 ANOS DE COMEMORAÇÃO DA REFORMA PROTESTANTE E A NOSSA REALIDADE ATUAL




É evidente que uma data como essa não poderia passar em branco para todos os cristãos sinceros diante do Senhor, devido as atitudes de um único homem que mudou parte da história.
Lutero não ficou indiferente com as coisas que ele se deparou em sua época, e resolveu enfrentá-las.
Essa atitude nos leva ao dia de hoje refletirmos que tipo de evangelho vivemos hoje.
Então trarei alguns números para serem analisados para que tiremos as conclusões.
Segundo os dados Datafolha,  o números de evangélicos no Brasil chega a 29% da população,
o que dá hoje cerca de mais de 60 milhões de brasileiros, e a projeção que esses números continuaram a crescer, e que em 2040, os evangélicos irão ultrapassar os números de católicos no país.

Já existem algumas cidades que a proporção de evangélicos superam os católicos como a cidade de Seropédica, que é um exemplo de rápida mudança religiosa. 
Até o início dos anos de 1990, Seropédica fazia parte do município de Itaguaí Rio de Janeiro. 
No censo demográfico de 1991, Itaguaí tinha 55% de pessoas que se declaravam católicas e 21% de evangélicos. Em Seropédica, houve quase um empate no ano 2000, com os evangélicos atingindo 35,9% e os católicos 38,8%. As outras religiões perfaziam um percentual de 5,3% e os sem religião 20,1%. 
Na primeira década do século XXI a mudança continuou de maneira acelerada entre a população total do município, com os católicos caindo para 27,4% em 2010, os evangélicos subindo para 44%, as outras religiões para 6,3% e os sem religião subindo para 22,3%. Portanto, entre 1991 e 2010, os católicos de Seropédica caíram de mais de 50% para cerca de um quarto (25%). Foi uma perda muito acelerada e parece que não vai ser interrompida imediatamente, pois os católicos estão mais representados entre os idosos e os evangélicos mais representados entre as mulheres em período reprodutivo e as novas gerações. Independentemente da migração inter-religiosa, haverá mudança apenas por conta da inércia demográfica e da sucessão de gerações” (p. 1078).
Em outras cidades fluminenses do estado do Rio de Janeiro, como Japeri e Queimados, os católicos já estavam abaixo de 30% e os evangélicos acima de 40%. Nas grandes cidades, como Nova Iguaçu e Duque de Caxias, os evangélicos já estão acima dos 35% e ultrapassaram os católicos. Em Paty do Alferes os evangélicos passaram de 33% em 2000 para 46,2% em 2010. Assim, independentemente do trânsito religioso, os evangélicos devem continuar crescendo por conta de estarem mais representados entre as mulheres e os jovens, tornando a transição religiosa uma realidade.

Trago esses números não somente para transmitir um conhecimento demográfico, mas para se refletir sobre o crescimento da Igreja, e quais os reflexos desse crescimento na sociedade.
Penso que a sociedade é reflexo da Igreja, e o que estamos constatando hoje é algo que tem que nos levar a ponderações, isso devido a crise que nosso país esta vivendo, crise nos âmbitos: econômico, político, moral e espiritual.
No caso do Rio de Janeiro, a uma falência no estado de todas as espécies, como corrupção, aumento na taxa de homicídios, inclusive de policiais mortos totalizando 113.
Então qual a mudança que a Igreja esta proporcionando a sociedade?
Já que o evangelho é transformação de vidas!
que Igreja temos hoje?
Que crescimento é esse que não tem gerado mudança de vida.
Que não tem impactado a sociedade positivamente.
políticos que que se dizem cristão que estão presos por corrupção.
Líderes levando uma vida de ostentação.
Esse artigo tem por motivação provocar reflexões, e que cada um possa tirar as suas conclusões.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

website translator

Postagens mais visitadas do Site

Postagens mais visitadas da semana

VISITAS AO SITE

visitantes on line

Total de visualizações