Postagem em destaque

Livro: Uma Síntese a Filosofia Medieval

  Olá pessoal! Depois de um tempo, estou retomando as atividades por aqui. Uma das razões que contribui para esse hiato foi a falta de tempo...

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

ESBOÇO: mais importante é SER e não apenas TER.




Texto Bíblico: Atos 3.6 Introdução: Meu amigo, para o reino de Deus o mais importante é SER e não apenas TER.
Deus não está preocupado com aquilo que você tem. Deus está preocupado com aquilo que você é.
E isto era uma verdade na vida de Pedro e João.
Três exemplos bíblicos em relação: SER ou TER; Eis a Questão!

: 1- Sansão – Ele não tinha e pensava que tinha. (Jz 16.20). A história de Sansão encontra-se em Juízes13 a16. Seu nascimento foi anunciado por anjos. Seus pais foram informados que seria um nazireu desde o ventre materno, que não deveria beber vinho forte, nem comer qualquer coisa imunda e que não passaria navalha na sua cabeça. Lemos de ocasiões quando o Espírito de Deus vinha sobre ele, porém a parte da sua história que mais lembramos foi quando começou a brincar com Dalila.
Dalila o fez dormir sobre seus joelhos.
Chamou um homem para raspar as sete tranças do seu cabelo e, então, anunciou-lhe: “Os filisteus vêm sobre ti, Sansão!” (Jz 16.20a).
Despertando do sono, levantou-se, achando que poderia se sacudir e sair como das outras vezes. “Ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele” (Jz 16.20).
Sansão perdera o senso da presença de Deus.
Sansão caiu em presunção espiritual. (Jz 16.20b). “… Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei…”
A sua força o abandonou, e, assim, Sansão foi derrotado. “… o Senhor se tinha retirado dele.”
O fracasso do nazireu de Deus começou quando ele. “… não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele” (Jz 16.20). Sansão é um tipo de crente que tinha, mas perdeu, e quis demonstrar ter alguma coisa, quando já havia perdido.
Receio-me de que muitos pastores, obreiros e irmãos estejam exatamente nestas circunstâncias, sem saber que o Espírito do Senhor já os deixou.

2- A viúva de um profeta – Ela tinha e pensava que não tinha. (2Rs 4.1,2). E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo:“Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
” E Eliseu lhe disse: “ Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa.” E ela disse: “Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.” Então disse ele: “Vai, pede
emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.” Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia. E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: ‘Traze-me ainda uma vasilha’. Porém ele lhe disse: “Não há mais vasilha alguma.” Então o azeite parou. Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: “Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.” (2Rs 4.1-7).
Ela tinha e pensava que não tinha. “… Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.” (v. 2).  Ela tinha tudo e não sabia. “… azeite na botija…” (v. 2). Nós podemos nem ter tudo, e, contudo, podemos ter conosco alguma coisa que Deus é capaz de abençoar abundantemente. (Ef 3.20). “O pouco pode ser transformado em muito se for colocado nas mãos do Senhor e por Ele abençoado.” (Mc 6.30-44).

3- Apóstolo Pedro – Ele tinha e sabia que tinha e usou o que tinha. (At 3.6). Em At. 3. 1-10, quando Pedro e João subiam para o templo para o segundo período de oração do dia e se depararam com um coxo de nascença, que era posto ali diariamente à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Ele, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber alguma coisa. E disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.” E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. Mas o que foi que Pedro deu àquele coxo? Antes de lhe responder esta pergunta, eu lhe faço outra: O que você tem para dar? Pedro disse: “Olha para nós.” O coxo olhou esperando receber algum dinheiro. Pedro e João tinham, porém, algo mais importante para lhe dar. Você sabe o que Pedro e João deram para ele?:  Jesus Cristo. (v.6). – “E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!”
Saúde Física. (v.7). – “… e logo os seus pés e tornozelos se firmaram.”

Independência. (v.8). – “E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.” Ele Jogou fora a muleta. Resumo: Pedro disse: “O que tenho te dou.” Deus espera de nós isto: o que temos, devemos dar. Lembre-se, porém, de que não podemos dar o que não temos. Recebendo o Espírito de Deus podemos fazer muitas coisas em prol de Sua Causa. E só assim seremos semelhantes a Pedro e João.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

website translator

Postagens mais visitadas do Site

Postagens mais visitadas da semana

VISITAS AO SITE

visitantes on line

Total de visualizações