Postagem em destaque

Livro: Uma Síntese a Filosofia Medieval

  Olá pessoal! Depois de um tempo, estou retomando as atividades por aqui. Uma das razões que contribui para esse hiato foi a falta de tempo...

domingo, 19 de novembro de 2017

LUGARES BÍBLICO: PERGAMO



A antiga cidade de Pérgamo era localizada na costa Anatólica do Mar Egeu. Rodeada por altas montanhas, a sua localização oferecia defesa natural, enquanto o Bakircay (rio Caico), que estava por perto, oferecia uma terra fértil, bem como de água para cobrir as necessidades dos cidadãos. Os primeiros colonizadores de Pérgamo eram de origem Eólica e chegaram no século 8 aC.
Alguns séculos mais tarde, Lisímaco, o comandante de Alexandre o grande, escolheu depois da morte de Alexandre, Pergamo como o local onde ia guardar a sua grande riqueza. Philataerus era o responsavel desta fortuna e depois da morte de Lisímaco, ele a usou para fundar a dinastia dos reis Attalid, que governaram a região por 150 anos. Pergamo atingiu seu pico durante esse período e Attalos I (um dos sucessores) erigiu um monumento de vitória e conseguiu tornar a cidade um importante centro cultural. Depois, aliou-se a Roma e ganhou benefícios que fizeram com que Pérgamo se tornasse um poderoso reino, incluindo as cidades Mísia, Lídia, Cária, Panfília e Frígia. Átalo e continuamente Eumenes I adornaram Pergamon com obras primas de arquitetura e trouxeram um grande destaque para a cidade. Segundo fontes históricas, Pérgamo atingiu um nível cultural tão elevado, que poderia ser comparada com as cidades originais de Alexandria e Antioquia. Durante o período helenístico, a Biblioteca de Pérgamo t inha uma coleção excelente que rivalizava em importância com a de Alexandria. Uma escola de escultura também foi fundada junto com a construção de edifícios públicos e imponentes monumentos, como o Altar de Zeus.
Em 133 aC, Attallus III legou o seu reino aos Romanos e, apesar de Pérgamo continuar a ser o centro artístico e intelectual da Anatólia, declinou na secção de política e economia. Pérgamo era a capital da Província da Ásia do Império Romano e o local de nascimento do famoso médico Galeno (129 dC) que fundou o centro médico conhecido como Asclepieum. Galeno escreveu mais de 500 trabalhos relacionados com a medicina e à sua Asclepieum foi visitada por um grande número de pessoas.
No 8 º século dC, os Árabes atacaram e danificaram a cidade, mas a sua Acrópole foi re-fortificada, alguns anos depois. Em 1330, Pergamo foi conquistada pelos Otomanos, que estabelecera, uma pequena cidade com mesquitas, bazares e banhos. A nova cidade era chamada Bergama.


Atualmente a cidade se chama Bergamo, Saindo de Izmir, a distância até a cidade de Bergama, ou Pérgamo como era chamada na antiguidade, é curta. São cerca de 110 Km.
Pérgamo foi uma cidade grega situada na Anatólia (Turquia), perto do mar Egeu. Suas ruínas estão no topo de uma colina e, para subir lá, é preciso pegar um teleférico (bem legal).
Assim como as ruínas de Éfeso, há templos, um teatro e resquícios de lojas.


Duas curiosidades chamam a atenção acerca da história da cidade:
  • É de lá que provém a palavra pergaminho. Pérgamo era um intenso centro cultural e lá havia uma grande biblioteca, que rivalizava com a de Alexandria. O rei egípcio, para desbancar a rival, acabou com a exportação de papiro para Pérgamo. Com isso, para ter onde escrever, eles inventaram o pergaminho!
  • No Pergamon Museum, em Berlim, está o altar de Zeus, que foi levado de Pérgamo, pedra por pedra, pelo arqueólogo Carl Humann!
Ainda em Pérgamo, já no sopé da colina, visitamos as ruínas do Hospital de Esculápio ou Asclépio, o deus da medicina na mitologia grego-romana.

É um barato! Incrível ver as ruínas de um hospital, que tratava os doentes com música, banhos quentes, teatro. Dá até para reconhecer as salas onde eles eram tratados, e por ninguém menos que Galeno!

ruínas de um antigo hospital
Seguindo para Tróia (Truva em Turco), são mais de 200 Km. Tudo para ver praticamente nada além do cavalo para os turistas fotografarem (olha eu aqui!).
De qualquer forma, mesmo com ruínas sem graça, Tróia vale a visita por sua história, cercada de mitos e lendas.

Cavalo de Tróia (possível réplica, claro)

                                                                                              Ruínas de Tróia




Outras referência histórica

A. Pérgamo, uma cidade com um passado glorioso 
• Historicamente era a mais importante cidade da Ásia. Segundo Plínio "era a mais famosa cidade da Ásia". 
• Começou a destacar-se depois da morte de Alexandre, o grande em 333 a.C. Foi capital da Ásia quase 400 anos. Foi capital do reino Selêucida até 133 a.C.
 • Átalo III, rei selêucida, o último de Pérgamo, passou o reino a Roma em seu testamento e Pérgamo tornou-se a capital da província romana da Ásia.


B. Pérgamo, um importante centro cultural • Como centro cultural sobrepujava Éfeso e Esmirna. Era famosa por sua biblioteca que continha 200.000 pergaminhos. Era a segunda maior biblioteca do mundo, só superada pela de Alexandria. • Pergaminho deriva-se de Pérgamo. O papiro do Egito era o material usado para escrever. No século III a. C. EUMENES, rei de Pérgamo resolveu transformar a biblioteca de Pérgamo na maior do mundo. Convenceu a Aristófanes de Bizâncio, bibliotecário de Alexandria a vir para Pérgamo. Ptolomeu, rei do Egito, revoltado, Estudos no Livro de Apocalipse Rev. Hernandes Dias Lopes 32 embargou o envio de papiro para Pérgamo. Então, inventaram o pergaminho, de couro alisado, que veio superar o papiro. 
Famosa por sua cultura, devido
ao seu grande investimento em
literatura, Pérgamo tem de um de
seus maiores símbolos, que é a sua
biblioteca, apenas as estruturas de
pé para contar a história.

C. Pérgamo, um destacado centro do paganismo religioso 1. Em Pérgamo ficava um grande panteão • Havia altares para vários deuses em Pérgamo. No topo da Acrópole, ficava o famoso templo dedicado a Zeus, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Todos os dias se levantava a fumaça dos sacrifícios prestados a Zeus.
Altar de Zeus em Pergamum, Museu Pergamon em Berlim. O edifício não é um templo, mas provavelmente o altar. É uma obra-prima do período helenístico, construída durante o reinado de Eumenes II (197-159 aC). Descoberto em 1871 pelo engenheiro alemão Carl Humann, o altar foi transportado e reconstruído em Berlim em 1886, sob um acordo de 1879 entre a Alemanha e o Império Otomano. 


2. Em Pérgamo havia o culto a Esculápio • Esculápio era o "deus salvador", o deus serpente das curas. Seu colégio de sacerdotes médicos era famoso. Naquela época mantinha 200 santuários no mundo inteiro. A sede era em Pérgamo. Ali estava a sede de uma famosa escola de medicina. Para ali peregrinavam e convergiam pessoas doentes do mundo inteiro em busca de saúde. A crendice misturava-se com a ciência. • Galeno, médico só superado por Hipócrates, era de Pérgamo. • As curas, muitas vezes, eram atribuídas ao poder do deus serpente Esculápio. Esse deus serpente tinham o título famoso de Salvador. A antiga serpente assassina, apresenta-se agora como sedutora.


3. Em Pérgamo estava o centro asiático do culto ao Imperador • O culto ao imperador era o elemento unificador para a diversidade cultural e política do império. No ano 29 a.C. foi construído em Pérgamo o primeiro templo a um imperador vivo, o imperador Augusto. O anticristo era mais evidente em Pérgamo do que o próprio Cristo. • Desde 195 a.C, havia templos à deusa Roma em Esmirna. O imperador encarnava o espírito da deusa Roma. Por isso, se divinizou a pessoa do imperador e começou a se levantar templos ao imperador. • Uma vez por ano, os súditos deviam ir ao templo de César e queimar incenso dizendo: "César é o Senhor". Depois, podiam ter qualquer outra religião. Havia até um panteão para todos os deuses. Isso era símbolo de lealdade a Roma, uma cidade eclética, de espírito aberto, onde a liberdade religiosa reinava desde que observassem esse detalhe do culto ao imperador. 
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

website translator

Postagens mais visitadas do Site

Postagens mais visitadas da semana

VISITAS AO SITE

visitantes on line

Total de visualizações