Filipos foi uma cidade importante do Império Romano, considerada uma porta de entrada da Europa em relação aos visitantes provenientes da Ásia.Era Localizada no leste da antiga província da Macedônia, a 13 km do mar Egeu, no topo de uma colina. Abaixo dela estavam o rio Gangites e a via Egnácia, que ligava a Europa e a Ásia.
Sua origem remonta aos trácios, povo conquistado em 358 a.C. pelo rei Filipe II da Macedônia. A cidade recebeu esse nome em homenagem ao seu conquistador. Em 108 a.C. passou ao controle romano. Em 42 a.C., foi palco da batalha de Marco Antônio e Otávio, que buscavam vingar a morte de Júlio César, contra Bruto e Cássio - da qual o poeta Horácio diz ter participado (Ode 2.7. v. 2 e 9-16). Nove anos depois, Otávio, futuro Augusto, venceu Marco Antônio e Cleópatra.
Os veteranos dessas batalhas instalaram-se em Filipos, e a cidade acabou ganhando status de colônia romana (Colônia Júlia Augusta Filipense; em latim: Colonia Iulia Augusta Philippensis) e o Ius Italicum, o que a tornava uma réplica menor de Roma. Seus cidadãos tinham cidadania romana e possuíam inclusive direitos de propriedade equivalentes aos de uma terra em solo italiano. Os oficiais políticos eram descendentes dos soldados romanos, o que reforçava ainda mais o caráter latino da cidade, refletindo também seu pensamento e religião. Eram frequentes os cultos às divindades romanas, como Júpiter, Juno e Marte, e aos antigos deuses itálicos. As divindades gregas não tinham muito destaque. Persistia porém a adoração a deuses trácios.
MAR AGEU |
rio Gangites: Atos 16 nos diz que é aqui que começou o trabalho missionário de Paulo na Europa (lembre-se, isto é o que se chamava de Macedônia) e o primeiro batismo de um novo crente na Europa estava lá. (Provavelmente o rio Gangitis à beira da cidade.) |
via Egnácia |
No entanto, você não pode perder a poderosa ênfase na humildade encontrada no capítulo 2 e alegria ou alegria encontrada ao longo de seus versos. A humildade é o reflexo de Jesus Cristo e a alegria é fruto de uma vida vivida em humilde obediência a Deus.
Philippi era uma cidade na Macedônia no que é agora o norte da Grécia. Como você pode ver, não estava longe do mar Egeu. Esta tinha sido a casa de Filipe da Macedônia, que era o pai de Alexandre, o Grande. Alexander usou a cidade como o ponto de lançamento para suas conquistas mundiais. Foi rico devido às minas próximas de ouro e prata. Os romanos conquistaram a cidade no século II aC e tornou-se um posto romano. Após a guerra civil em 42 aC que começou com o assassinato de Júlio César, Augusto estabeleceu uma colônia romana lá e instalou muitos de seus veteranos (particularmente de sua guerra contra Mark Anthony e Cleópatra).
Atos 16 nos diz que é aqui que começou o trabalho missionário de Paulo na Europa (lembre-se, isto é o que se chamava de Macedônia) e o primeiro batismo de um novo crente na Europa estava lá. (Provavelmente o rio Gangites à beira da cidade.) Filipos também estava situado perto da Via Egnácia, uma das principais rotas comerciais entre a Europa e a Ásia.
Na época de Paulo, Filipos era essencialmente uma cidade romana.
Como colônia, gozava de todos os mesmos direitos que as cidades da Itália, o latim era a língua comum de Filipos.
0 comentários:
Postar um comentário