Postagem em destaque

Livro: Uma Síntese a Filosofia Medieval

  Olá pessoal! Depois de um tempo, estou retomando as atividades por aqui. Uma das razões que contribui para esse hiato foi a falta de tempo...

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

OS QUATRO ALTARES NA VIDA DE ABRAÃO

ESBOÇO BÍBLICO: OS QUATRO ALTARES NA VIDA DE ABRAÃO E SEUS SIGNIFICADOS

Gn 12:1-8


Deus lhe fez promessa e por essa promessa Ele viveu.
A vida de Abraão nos ensina muitas coisas, uma delas é que a atitude é um ponto central da vida, Deus havia ordenado que abraão saísse de sua parentela e fosse para uma terra que Ele não conhecia.
Isso exigia se abrir ao novo, e isso significava que Abraão precisaria depender e confiar em Deus. 
Os quatros altares que Ele ergueu ao longo de sua vida nos revela as suas atitudes diante de Deus.
  ALTAR

palavra hebraica “mizbéahh” (altar) deriva do verbo radical “zaváhh” (abater; sacrificar) e refere-se assim basicamente a um abatedouro ou a um lugar de sacrifícios. (Gênesis 8:20, 12:21 e 16:2) de modo similar, a palavra grega “thysiastérion” (altar) deriva do verbo radical “thýo”, que também significa “abater; sacrificar”.
O altar é lugar para três coisas: entrega, sacrifício e aliança
 O altar significa a nossa busca de Deus, e que vai fazer em contra partida renunciar o meu eu.
Não existe vida em Deus sem que sejam erguidos altares.
Altar representa um lugar de entrega e relacionamento com Deus!
O altar é o lugar onde Deus fala tudo o que Ele tem pra nós, onde depositamos nossos medos, angustias, pedidos, incapacidades, queixas, intercessões.
O altar fala de um momento dedicado exclusivamente ao relacionamento com o Senhor.
 É no altar que você se renderá a Deus e receberá Dele direcionamento!
Quantas tolices não temos feito em nossas vidas porque nos falta direção do Espírito Santo.
O caminho longe do altar é natural. Depende do dinheiro, das coisas, dos nossos apegos e confortos.
Um altar é fundamental para fazermos a obra de Deus!


É um lugar onde temos paz e liberdade de ter comunhão com Deus! 

O altar não é um lugar que se visita de vez em quando, mas um lugar estabelecido permanentemente!
Quando você estabelece e usufrui de um altar físico, consequentemente alcançará um altar espiritual!

A - Abraão erigiu vários altares. O primeiro altar levantado por Abraão foi em Siquém, e é conhecido como O ALTAR DA REVELAÇÃO (Leia Gn 12:7). Na sua opinião, porque esse altar é conhecido como altar da revelação? O que aconteceu para que Deus se revelasse a Abraão?
É conhecido assim porque foi lá que Deus apareceu a Abraão.
Deus apareceu a Abraão quando Abraão decidiu obedecer ao chamado de Deus!
Quando decidimos obedecer a Deus, ele se revelará a nós!

Haverão obstáculos para você quando você anda em obediência a Deus! Abraão foi para a terra prometida, porém os cananeus ainda habitavam ali. 
Além disso, havia fome sobre a terra. Essas circunstâncias representam as resistências de satanás para nos afastar da herança! Muitas vezes, dificuldades aparecerão na nossa caminhada cristã. Quando vieram as dificuldades para Abraão, ele desceu para o Egito. Lá, aconteceram algumas coisas com ele. Abraão ficou rico, mas também quase perdeu sua família. O Egito representa o mundo. Na sua opinião, qual o perigo de fugirmos da terra prometida para o “Egito”? Respostas pessoal.

B - O segundo altar que Abraão erigiu foi entre Betel e Ai. Essas duas cidades tem um significado muito interessante. Betel significa Casa de Deus; Ai significa Monte de ruinas. Abraão estava entre a Casa de Deus e um monte de ruínas! Nesse altar Abraão foi embora do Egito e se separou de seu sobrinho Ló. O que foi que Deus fez assim que isso aconteceu? Leia Gn 13:14-17.
Deus reafirmou a promessa!
Abraão não precisava de seu sobrinho Ló.
Deus cumpre a promessa quando o obedecemos totalmente!

C - Logo após Deus se revelar a Abraão, ele se separa do mundo e das pessoas que não estavam no propósito de Deus. Em seguida, Abraão levanta sua tenda e faz um terceiro altar. Esse é conhecido como o altar da comunhão. Abraão passou a morar em Hebrom (significa aliança), tinha um altar e a própria presença do Senhor. Algumas coisas aconteceram com Abraão quando começou a viver em comunhão com Deus. Na sua opinião, o que acontece com o homem quando ele decide andar em comunhão com Deus?
Enfrentaremos guerras e venceremos! 14:14-16
Rejeitaremos as ofertas dos reis de Sodoma! 14:21-24
Reconhecemos a figura de autoridade sobre nossas vidas! 14:18-20
Somos amigos de Deus! 18-19

8. Os altares de Abraão representam momentos e fases na vida do crente na caminhada com Jesus. Esses passos iniciam a partir do momento que você obedece ao Senhor e segue na seguinte ordem: primeiro, Deus se revela; depois, é necessário uma separação do mundo; em seguida, precisamos viver em comunhão com o Senhor. O quarto altar representa a Entrega Total, quando estamos dispostos a devolver ao Senhor até mesmo a promessa que Ele nos deu! Abraão entregou o seu Isaque no monte Moriá. Na sua opinião, porque Abraão entregou Isaque no altar? (Leia Gn 22:1-9).
Abraão amava mais o Senhor que qualquer outra coisa!
Abraão sabia que Deus era capaz de ressuscitar Isaque se preciso fosse!
Abraão caminhava por fé!
Abraão confiava no Senhor!


O QUARTO ALTAR NA VIDA DE ABRAÃO FOI ERGUIDO EM MORIÁ (Gênesis 22.1-14).
Esse quarto altar é o da adoração, isso inclui entrega total, .
Vemos aqui um homem absolutamente rendido a Deus, a ponto de sacrificar seu único e amado filho, um homem que amava a Deus a ponto de confiar em Seus caminhos, um homem tão sensível à voz de Deus que pôde discernir cada instrução de Deus em cada passo do doloroso processo de sacrifício, um homem que adorou no momento em que oferecia o que tinha de mais precioso!
Sem as marcas da cruz em nossas vidas nós adoramos a nós mesmos, nós consideramos nossas vidas e tudo que temos por demais preciosos para serem oferecidos a Deus.
Neste altar, Deus colocou a parte mais íntima e preciosa de Abraão, o próprio coração de Abraão: Isaque. Deus assim tratou com o ser mais interior de Abraão, e tornou-o um adorador.
Três áreas são afetadas quando nos oferecemos como sacrifício vivo a Deus (Romanos 12.1, 2):
Afeta a posição – Quando estamos sobre o altar, deve haver mudança de identidade, mudança de autoridade. “Antes de trabalharmos para Deus, precisamos ser trabalhados por Ele”. A ausência de quebrantamento oculta o tesouro escondido no vaso.
Afeta o uso – A verdadeira vida cristã é uma vida de entrega, renúncia e sacrifício. Deus não nos chama a sacrificar apenas o que possuímos, mas também o que somos. Isso envolve tudo, nosso tempo, conforto e segurança. Aparentemente, o vaso quebrado traz prejuízos, levando alguém a pensar: “Que desperdício!” (Marcos 14.3-9). Quando Deus nos trata no altar, somos afetados em nosso orgulho (desejo de ser algo, desejo de aparecer).
Afeta a forma – O que sobra no altar depois da oferta? Só cinzas! Não podemos apenas querer ter uma oferta, precisamos ser uma oferta agradável ao Senhor. Certo pensador disse: “Homens sãos, não contundidos, não quebrados, são de pouco uso para Deus”. Lutero dizia: “Deus põe a sua marca em todos quantos o obedecem”. A mudança de forma no sacrifício diz respeito ao nosso estilo de vida. Deus remodela a nossa vida para o cumprimento de seu propósito. Holocausto é uma oferta para o deleite de Deus.
Quando parecia que Abraão ia perder seu filho, Deus provê o cordeiro. Na adoração não perdemos o que damos, pelo contrário, somos restituídos por Deus de maneira surpreendente.
CONCLUSÃO:

Quando chegamos neste estágio, não temos mais nenhum interesse pessoal a servir. Tudo o que importa agora é que Cristo seja engrandecido em nós. No altar Deus nos molda. O nosso caráter é afetado. A cada dia que se passa, Deus dá um novo toque em nossa vida, a fim de reforçar alguma linha do caráter de Cristo em nós.





Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

website translator

Postagens mais visitadas do Site

Postagens mais visitadas da semana

VISITAS AO SITE

visitantes on line

Total de visualizações