Postagem em destaque

Livro: Uma Síntese a Filosofia Medieval

  Olá pessoal! Depois de um tempo, estou retomando as atividades por aqui. Uma das razões que contribui para esse hiato foi a falta de tempo...

quarta-feira, 27 de junho de 2018

SÉRIE PROFETAS: A QUEDA DE EDOM

Obadias prediz-se a destruição de Edom
1-4. Edom é desalojado da sua fortaleza na montanha. 
Obadias (" servo do Senhor") é desconhecido, não identificável
com nenhum dos cerca de doze homens do AT que carregam o mesmo nome.
Edom ("região vermelha") era a nação vizinha a sudeste de Israel, ao sul de Moabe e do mar Morto. Seu território rico em cobre e ferro se estendia, ao sul, até o golfo de Acaba. Toda a sua fronteira era pontilhada por uma série de fortalezas. A região norte de Edom se erguia de 1.500 a 1.600 metros acima do nível do mar, sendo
Temã (Tawilan) sua principal fortaleza.
O orgulho de Edom, 3, seria esmagado.
As expressões "fendas das rochas" (Sela, gr. Petra), 3, e "ninho entre as estrelas", 4, ajusta-se admiravelmente bem à região e seu povo.
5-9. E saqueado e desolado completamente.
Esaú, 6 (Gn 25.30; 36.1), foi o progenitor dos edomitas. Como ele era irmão gêmeo de Jacó, havia estreito parentesco entre os edomitas e os is ra e lita s (cf. "irmão Jacó", 10). O tesouro de Esaú era a enorme riqueza das minas de ferro e cobre, e o comércio das caravanas, 6. Edom era famoso pelos seus sábios (Jr 49.7).
10-14. A causa da queda de Edom "Por causa da violência feita a teu irmão Jacó", 10, descreve o fato de Edom ter deixado de ajudar seu irmão aflito. Edom tornou-se tão culpado quanto aqueles que atacaram Jerusalém, 12; de fato, tomou parte no ataque, 13-14 (cf. Nm 20.14-21; Sl 137.7; Ez 35.5).

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

website translator

Postagens mais visitadas do Site

Postagens mais visitadas da semana

VISITAS AO SITE

visitantes on line

Total de visualizações