Postagem em destaque

Livro: Uma Síntese a Filosofia Medieval

  Olá pessoal! Depois de um tempo, estou retomando as atividades por aqui. Uma das razões que contribui para esse hiato foi a falta de tempo...

sábado, 7 de julho de 2018

SÉRIE PROFETAS: QUEM FOI NAUM?

 QUEM FOI NAUM?


AUTOR E DATA
O valor dos profetas não era sua vida pessoal, mas sim sua mensagem. Como resultado, as informações de contexto sobre o profeta fornecidas por meio da profecia são raras. Ocasionalmente, um dos livros históricos oferece algum esclarecimento. No caso de Naum, o texto só informa que ele era elcosita (1:1), uma referência à sua cidade natal ou ao local do seu ministério. 
As tentativas de localizar Elcós não foram bem-sucedidas. Algumas sugestões são: Al Qosh, na região norte do Iraque (nesse caso, Naum seria descendente dos exilados levados para a Assíria em 722 a.C.), Cafarnaum (“cidade de Naum”) ou alguma localidade na região sul de Judá (cf. 1:15). O local onde o profeta nasceu ou onde ele estava morando, porém, não é relevante para a interpretação do livro.
Uma vez que a introdução do livro não cita nenhum rei, a data da profecia de Naum deve ser inferida a partir de dados históricos. 
A mensagem de castigo contra Nínive retrata uma nação forte e intimidante num período anterior não apenas à sua queda, em 612 a.C., mas provavelmente à morte de Assurbanipal em 626 a.C., depois da qual o poder da Assíria decaiu rapidamente. A menção da queda de Nô-Amom, também chamada Tebas
(3:8-10), em 663 a.C. (nas mãos de Assurbanipal), parece ser uma lembrança recente, e a ausência de referências à restauração da cidade dez anos depois sugere uma data em meados do século VII a.C., durante o reinado de Manassés (por volta de 695-642 a.C.; 2Rs 21:1-18).

CENÁRIO E CONTEXTO
Um século depois de ter se arrependido mediante a pregação de Jonas, Nínive recaiu na idolatria, violência e arrogância (3:1-4). A Assíria estava no auge do poder e havia se recuperado da derrota de Senaqueribe (701 a.C.) em Jerusalém (cf. Is 37:36-38). Suas fronteiras se estendiam até o Egito. Pouco tempo antes, em 670 a.C., Esar-Hadom havia transferido povos conquistados para a Galileia e Samaria (cf. 2Rs 17:24; Ed 4:2), deixando a Síria e a Palestina extremamente enfraquecidas. Mas Deus usou o poder crescente de Nabopolassar, rei da Babilônia, e seu filho Nabucodonosor (c. 612 a.C.) para derrubar Nínive. A destruição da Assíria ocorreu exatamente como Deus havia profetizado.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

website translator

Postagens mais visitadas do Site

Postagens mais visitadas da semana

VISITAS AO SITE

visitantes on line

Total de visualizações