Postagem em destaque

Livro: Uma Síntese a Filosofia Medieval

  Olá pessoal! Depois de um tempo, estou retomando as atividades por aqui. Uma das razões que contribui para esse hiato foi a falta de tempo...

terça-feira, 27 de novembro de 2018

ESBOÇO: A PAZ QUE EXCEDE TODO O ENTENDIMENTO



I - PROMESSA - Deus é um lugar de abrigo e refúgio para seus filhos.
Refúgio significa lugar, ambiente de proteção.

Promessa é o compromisso de Deus em fazer alguma coisa. Aquele que promete algo quer dizer que está comprometido conosco.

CONSERVAR EM PAZ - significa não se desgastar interiormente diante dos problemas.
Justamente nos dias em que tanto se fala sobre angustia, estresse, depressão e síndrome do pânico, encontrar um meio divino de se conservar em paz é algo por demais valioso.

AMPARO é aquilo que serve para proteger ou confortar.
Pior do que as circunstâncias difíceis do lado de fora é ter um coração perturbado do lado de dentro.
Mesmo antes das circunstâncias se resolverem externamente, precisamos de nosso interior em paz.
Do contrário, sequer conseguiremos lutar da forma devida:"Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena." (Provérbios 24.10).
Quando você se encontra em meio a lutas e adversidades, seu verdadeiro problema não é o que acontece à sua volta, e sim a maneira como você é afetado no íntimo. A instruçãobíblica nunca está voltada ao aspecto exterior, e sim em como reagir interiormente.

PROBLEMAS INTERNOS
Quando nos enchemos de temor, preocupação e receio (dúvida, medo), não resolvemos os problemas, e ainda acabamos criando mais um! Os temores nos
ferem por dentro, no mínimo, o mesmo que os problemas nos ferem por fora.
O apóstolo Paulo falou sobre isto, num momento de grande luta pela qual passou: "Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso
algum; antes, em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro". (2 Coríntios 7.5)
Ele afirmou que tanto lutava com os combates de fora como com os temores de dentro. O medo e a preocupação são aliados dos inimigos externos.
Não só não os vencerão, como ainda minarão nossa força e nos conduzirão à derrota.
O diabo tem tirado proveito de muitos crentes que, além de sofrerem com as circunstâncias, ainda assumem uma série de outros sentimentos como medo, preocupação, ansiedade, angústia, etc. Acabam sendo devastados por dentro como as circunstâncias fazem com eles por fora.

ATITUDE INTERIOR
Deus prometeu conservar em paz somente aquele que tomasse uma atitude em seu íntimo.
A paz de Deus não está ligada às nossas ações, mas a uma atitude interior.
Observe o que Cristo ensinou: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá.
Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14.27)
Dar-nos a paz é algo que Jesus faz, mas não se atemorizar e nem deixar o coração turbar é responsabilidade nossa!
O apóstolo Paulo também ensinou sobre este princípio:
"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4.6,7).
A responsabilidade de não estar 'inquieto' (outras versões bíblicas usam o termo 'ansioso') é nossa.
É uma ordem de Deus para nós. E quando decidimos não nos entregar à ansiedade e aos receios, Deus fará a parte dele: "e a paz de Deus... guardará os vossos
corações".
Precisamos entender que, tudo começa com uma atitude interior nossa, e só depois é que Deus cumprirá a parte dele.
Para não andar ansioso, não basta apenas você decidir isto, é preciso uma intervenção de Deus.
Mas esta intervenção, por sua vez, só acontece depois de fazermos nossa parte e esperar nele.
Isto é o que Deus, por boca do profeta Isaías chamou de manter a mente firme no Senhor.
Quando dizemos aos problemas que não aceitamos nos preocupar com eles, estamos fixando nossa mente no fato de que Deus está conosco e que Ele vai interferir na situação.
Então, veremos Deus fazer a parte dele e conservar em paz aquele cuja mente está firme nele.
Em Efésios 3:16: "Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior", lemos que Deus nos fortalece com poder no homem interior. É lá que tudo começa.
Antes de se manifestar nas circunstâncias, nossa vitória vai se formar do lado de dentro,
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

website translator

Postagens mais visitadas do Site

Postagens mais visitadas da semana

VISITAS AO SITE

visitantes on line

Total de visualizações