Situada na costa ocidental da Turquia contemporânea, o prévio influente lugar de
trocas comerciais e espirituais, Éfeso foi considerado como um dos maiores e mais importantes centros do mundo antigo Mediterrâneo, e é considerado como os lugares mais bem preservadas da antiguidade na ásia Menor.
A História da Cidade de Éfeso
Cidade da Ásia Ocidental Menor. Estava localizado na junção de várias rotas de intercâmbio no mundo grego, e na estrada principal de Roma para o Oriente. Ganhou importância devido à sua posição estratégica; Seu grande templo, o centro do culto de Artemis; seus famosos livros mágicos, os Efésios grammata (Atos 19:19); e o poder econômico de sua associação bancária.
Foi fundado pelos gregos jônicos no século 11 aC No século VI aC, o rei Croesus de Lídia conquistou. Após sua queda em Cyrus, ele se juntou ao Império Persa. Dois séculos depois ele caiu para Alexandre o Grande, e depois mudou de mãos várias vezes durante os primeiros anos de seus sucessores. Então foi nas mãos de Seleucid, de quem os romanos tomaram depois de derrotar Antíoco o Grande, em Magnesia. A cidade passou então para o reino de Pergamum. Quando Atalo III desse reino legou a Roma (133 aC), Ephesus tornou-se o centro mais importante da província romana da Ásia. Como na maioria das grandes cidades do Império Romano, em Éfeso havia uma comunidade judaica com sua sinagoga (Atos 18:19; 19: 8, 17). Paulo, como de costume, quando chegou, começou sua pregação nela. A primeira vez que ele fez isso brevemente,
Durante o século III dC, sofreu uma invasão dos godos, que destruíram o famoso Templo de Artemisa. No entanto, foi recuperado, e em 431 dC foi a sede do terceiro conselho geral da Igreja.
A cidade também era famosa por ser um núcleo religioso. Desde os primeiros tempos cresceu em torno do templo mais antigo, o de Ártemis, que é atualmente considerado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Antes da implantação dp Cristão, a cidade teve uma responsabilidade muito importante na difusão desta fé religiosa. A vinda do Apóstolo Paulo, que utilizou a cidade de Éfeso como o principal lugar para expandir o cristianismo para a Grécia e cidades próximas, transformou a cidade e deu-lhe grande reputação cristã.
Paulo visitou Efésio em sua segunda jornada missionária (Atos 18: 19-21). Apolo pregou lá (Atos 18:24, 19: 1). Paulo passou três anos lá em sua terceira viagem (Atos 19-20, Atos 20:31).Paulo lutou com "bestas de Éfeso", 1 Coríntios 15: 29-34. Timóteo ficou aqui, 1 Timóteo 1: 3, 4. A bondade de Onesíforo, 2 Timóteo 1:16. Jesus enviou uma carta à igreja, Apocalipse 2: 1-7. Paulo escreveu uma carta para eles, o livro de Efésios.
A cidade foi, mesmo, mais tarde local para cultos importantes que incluiu os da Virgem Maria e de São João.
Ao longo do tempo, a cidade foi dominada por diferentes impérios: os Romanos, os Jônios, os Lídios, bem como os Persas. No entanto, conseguiu manter sempre a liberdade com um sistema de governo próprio. A cidade de Éfeso atingiu o seu auge e ficou famosa por sua prosperidade entre os anos 1 e 4 DC, durante o período de Augusto. Ele foi um dos líderes mais conhecidos da antiga Éfeso e, eventualmente, tornou-a num lugar importante da Nova ásia. Devido à econômia de um mundo em mudanças e de um entupido e incômodo porto, a cidade grande e lotada tornou-se numa memória, tendo desparecido gradualmente à medida que o tempo passava. Apesar de tudo, a cidade é uma das cidades do mundo antigo que se encontra em melhor estado de conservação.
Entrando pela entrada principal da cidade, o portão de Magnésia, você ficará surpreendido pelos incríveis pontos turísticos. Ruas feitas de mármore, levam a templos maravilhosos, a frescos nas Casas em Banda, fontes, bem como pórticos. Passeando pelas ruas da cidade você pode visitar o prédio de três andaras da Biblioteca de Celso, o Odeon, o Templo de Adriano na Rua Curetes, a Fonte Trajano, bem como o Grande Teatro. A cidade de Éfeso é uma prova e testemunho da grandeza e da proeminência de uma civilização antiga. Mesmo que apenas cinco por cento de toda a cidade tenha sido preservada, ficará sempre com a ideia de os velhos tempos se repetem e não deixará de pensar nas razões que levaram à ascensão e queda da cidade. De acordo com o historiador, a população nesta cidade chegou a atingir os 250.000 ou mais habitantes, fazendo dela uma das maiores e mais lotadas cidades durante o tempo da Antioquia e de Roma.
A maravilhosa cidade de Éfeso era incrivelmente barata e tinha um bom comércio, com negócios acontecendo. Esta foi a razão principal para que a cidade tenha sido considerado com a mais importante cidade da Nova ásia. Por outro lado, a evolução do comércio e indústria começou a diminuir depois de um momento.
Abaixo Estão Alguns dos Fatos a Respeito da Antiga Cidade de Éfeso.
- O Templo de Ártemis, considerado como uma das sete maravilhas do mundo antigo está localizado Éfeso.
- O Templo de Ártemis ou Templo de Diana foi uma das sete maravilhas do Mundo Antigo, localizado em Éfeso. Era o maior templo do mundo antigo, e durante muito tempo o mais significativo feito da civilização grega e do helenismo, construído para a deusa grega Ártemis, da caça e dos animais selvagens. Foi construído no século VI a.C. no porto mais rico da Ásia Menor pelo arquiteto cretense Quersifrão e por seu filho, Metágenes.[1]Era composto por 127 colunas de mármore, com 20 metros de altura cada uma. Duzentos anos mais tarde foi destruído por um grande incêndio, e reerguido por Alexandre, o Grande. Atualmente, após sucessivos terremotos e saques, apenas uma solitária coluna do templo reerguida por arqueólogos alemães no século XIX encontra-se de pé.
- templo de Artemis
Biblioteca de Éfeso
- Biblioteca: Na cidade de Éfeso, há relíquias notáveis de uma biblioteca dedicada a Tibério Júlio Celso Polemeno que abrigava 12.000 a 15.000 pergaminhos.
- Dimensão: A cidade de Éfeso era um lugar costeiro, com uma população de ¼ milhões. A cidade foi considerada a segunda maior do Império Romano.
- Antiguidade: A cidade foi erigida entre 1500 DC e 1000 AC
- Restauração: A cidade foi destruída por um forte terremoto em 17 DC e, em seguida, reconstruída e ampliada por Tibério.
- Religioso: A cidade foi um lugar bastante significativa para o cristianismo em seu início; foi aqui também que teve lugar o terceiro concílio ecumênico realizado em 431 DC.
- Cosmopolitano: O melhor lugar para os cristãos e pagãos, esta cidade continha as tecnologias usuais das cidades gregas e romanas como Odeon, teatro, sanitários públicos, ágora estaduais, bem como um enorme monumento para os líderes e imperadores.
Odeon de Éfeso
A porta de Heracles |
O templo de Domiciano
- Apóstolo Paulo: A cidade foi o local do ministério de São Paulo por 3 anos
- Atualmente: O lugar é agora chamado de Selcuk, no distrito de Esmirna perto de Kusadasi - Turquia.
Neste momento, Éfeso é um dos destinos turísticos mais visitados em todo o mundo. Isto não é só por causa dos muitos locais históricos e monumentos de tirar o fôlego, mas também devido à razão de que muitos dos turistas quererem saber a rica cultura e história do lugar. Muitas pessoas afirmaram que este lugar é muito santo e sagrado, como você pode encontrar vários locais religiosos nele, incluindo a Igreja da Virgem Maria. Anualmente, muitos cristãos de todo o mundo visitam este local para orar e adorar a Virgem Maria e seu filho, Jesus.
0 comentários:
Postar um comentário