Postagem em destaque

Livro: Uma Síntese a Filosofia Medieval

  Olá pessoal! Depois de um tempo, estou retomando as atividades por aqui. Uma das razões que contribui para esse hiato foi a falta de tempo...

terça-feira, 21 de novembro de 2017

LUGARES BÍBLICO: GALILEIA




Galileia: Apesar da origem desse nome ser incerta, é amplamente aceito que Galileia significa “círculo”, “anel”, no sentido de “distrito” ou “região”, do hebraico Galil.
É uma grande região no norte de Israel que se confunde com a maior parte do Distrito administrativo do norte do país. 

Tradicionalmente dividido em Alta Galileia e Baixa Galileia , e da Galileia Ocidental, estendendo- Dan, ao norte, na na base do Monte Hermom, junto ao monte Líbano cumes dos montes Carmelo e Gilboa para o sul da Galileia, também chamada de Galileia Inferior, é formada por planícies, com altitude entre 500 e 700 metros acima do nível do mar, porém caindo até alcançar, aproximadamente, 200 metros abaixo do nível do mar, nas margens do Mar da Galileia.

Mar da Galileia

A Galileia no Antigo Testamento

A Galileia é pouquíssimas vezes citada no Antigo Testamento. Sabemos que originalmente essa região fazia parte das terras distribuídas entre as doze tribos de Israel, mas os cananeus continuaram na região mesmo depois da invasão de Josué (Jz 1:30-33; 4:2). Logo, os judeus daquela região viviam cercados por gentios.
O rei Salomão doou 20 cidades daquela região a Hirão, de Tiro. Isso demonstra a mistura que havia na população da Galileia, entre israelitas e não-israelitas (1Rs 9:11).
Após os avanços assírios, por volta de 730 a.C. (2Rs 15:29), a população da Galileia se tornou predominantemente habitada por povos de outras nações. Essa característica foi observada pelo profeta Isaías que chamou aquela região de “Galileia das nações” (Is 9:1). A mesma designação também aparece no Evangelho de Mateus 4:15.

A Galileia no Tempo de Jesus no Novo Testamento


Cafarnaum
Ao lado das ruínas, foi construída uma moderna Igreja sobre o local identificado como a possível Casa do Apóstolo Pedro.

 Cafarnaum, situada a noroeste do Mar da Galileia, e conhecida como "A Cidade de Jesus", pois nela Ele fixou residência.

O arqueólogo Franciscano Frei Virgílio Corbo durante muitos anos em 19 campanhas de escavações arqueológicas tornou conhecida a cidade de Jesus Cafarnaum a luz da arqueologia. A campanha realizada em 1968 levaram a descoberta de casas que remontam ao século I da Era Cristã, além de outras estruturas. Nestas descobertas se identificam uma igreja cristã octogonal que havia sido construída no período bizantino (IV ao VI Século), sendo visto um batistério do V Século e uma estrutura do IV Século IV construída em forma octogonal sobre a casa de Pedro. A descoberta da "Casa de Pedro" lança luz sobre a história dos primeiros séculos da Igreja. As escavações ainda hoje continuam em outros pontos da cidade de Jesus, pelo arqueólogo Frei Estanislau Lofreda e sua equipe. A importância deste local arqueológico onde Jesus se hospedava na casa de Pedro, sem dúvida se tornou um dos 10 mais importantes achados de arqueologia bíblica de Israel.




Mapa da Galileia no Tempo de Jesus.

No tempo de Jesus, a província da Galileia formava um amplo território retangular, com aproximadamente 64 km por 40 km. Quando Herodes anexou a Galileia ao seu reino, muitos judeus passaram a habitá-la, numa espécie de recolonização.
Segundo o historiador judeu Flávio Josefo, em sua obra A Guerra Judaica, a região da Galileia chegou a ter 240 cidades e vilas, com um exército de aproximadamente 100 mil homens para resistir aos ataques dos romanos.
Durante o Império Romano, a Galileia foi governada por Herodes, o Grande, Herodes Antipas e Herodes Agripa. Nos dias de Jesus, a Galileia pertencia à tetrarquia de Herodes Antipas (4 d.C. a 30 d.C.).
As principais cidades da Galileia no tempo de Jesus eram Cafarnaum, Nazaré e Tiberíades. Portanto, essa foi a região em que Jesus Cristo cresceu. Ao contrário do que muitos pensam, a Galileia não era exatamente uma região pouco desenvolvida, mas uma região que articulava intenso comércio de sua pesca e agricultura.
margem de Tiberíades 

Nas parábolas de Jesus, e em muitos elementos de seu ensinamento, podemos perceber as características culturais presentes na Galileia como de pano de fundo. A maior parte do ministério de Jesus, sobretudo seu início, foi desenvolvida na província da Galileia, próximo ao seu lago, com destaque para a cidade de Cafarnaum.

O Milagre de Caná da Galileia



Caná da Galileia era uma aldeia simples que ficava perto de Cafarnaum, cidade israelita localizada próximo a praia noroeste do mar da Galileia, que se tornou o centro do ministério de Jesus Cristo. Esta aldeia teve o privilégio de ser o cenário para a primeira manifestação miraculosa de Jesus Cristo. Jesus, sua mãe, e seus discípulos foram convidados para uma festa de casamento em Caná. 

A Galileia na atualidade

Na atualidade, a região da Galileia forma a área central da parte norte de Israel. Se estabelecermos uma comparação entre a Galileia atual e a Galileia do tempo de Jesus, podemos até dizer que a Galileia do Novo Testamento desfrutava de um papel mais próspero e importante na região.

Também é reconhecido que a maioria das vilas que existiam no tempo de Jesus, e que certamente foram visitadas por Ele durante Seu ministério terreno, desapareceu completamente.
                                 A Galileia Junto ao Mar de Tiberíades.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

website translator

Postagens mais visitadas do Site

Postagens mais visitadas da semana

VISITAS AO SITE

visitantes on line

Total de visualizações