Postagem em destaque

Livro: Uma Síntese a Filosofia Medieval

  Olá pessoal! Depois de um tempo, estou retomando as atividades por aqui. Uma das razões que contribui para esse hiato foi a falta de tempo...

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

PDF - SOTERIOLOGIA


O QUE É SOTERIOLOGIA ? 

           A DOUTRINA DA SALVAÇÃO


Definição: Soteriologia é o estudo da doutrina da salvação, mas, não é correto dizer que a soteriologia é um estudo da apropriação da salvação pelo homem, pois isto não existe. A soteriologia é um estudo da aplicação e administração da obra redentora de Cristo aos pecadores eleitos, que se faz da seguinte forma: o Pai escolheu alguns pecadores entre a massa da humanidade caída para serem salvos, o Filho realiza a obra redentora na plenitude do tempo e o Espírito aplica esta obra redentora nos pecadores eleitos, justificados pela exclusiva graça de Deus a partir de um momento se suas vidas.
Depois disto, o estado de salvação é permanente, pois Deus provê não só a salvação, mas todos os meios conducentes para a regeneração e perseverança do pecador eleito na salvação recebida.

“Ao Senhor pertence a salvação”.


Jonas 2,9: “Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!”

Quando se diz crer na confissão de Jonas, quer se mesmo dizer que a salvação pertence inteiramente ao Senhor? Isto significa que a salvação não depende ou é determinada por nenhum ato, decisão, obra ou vontade do homem, onde Deus faz a sua parte e o homem faz a dele. A salvação é a obra exclusiva da graça de Deus em Cristo; as obras, a justiça e o mérito humano não estão em questão, toda a salvação é pela graça, não é pela graça mais sacramentos, pela graça mais obras, pela graça mais serviços... Somente pela graça.


Romanos 11,6: “E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça”.

A obra do homem, regenerado ou natural, não merece crédito algum para sua salvação, tampouco o homem caído pode decidir por sua salvação, a salvação depende da vontade soberana de Deus, somente Ele determina quem será salvo. O homem está sujeito à vontade de Deus, e não o contrário como imaginam muitos religiosos, na verdade pode-se dizer, com grande pesar: A grande maioria dos religiosos.

Romanos 9,15-16: “Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia”.
João Calvino – Institutas – Vol. II: “Com efeito, nada há que a natureza humana mais cobice que ser afagada por lisonjas. E por isso onde ouve que seus predicados se revestem de grande realce, para esse rumo propende com extrema credulidade. Portanto, não é de admirar que, neste ponto, se haja transviado, de maneira profundamente danosa, a maioria esmagadora dos homens. Ora, uma vez que é ingênito a todos os mortais que sintam um cego amor por si mesmos, de muito bom grado se persuadem de que nada neles existe que, com justiça, deva ser abominado”.
A salvação é uma obra do deus triúno
A origem da salvação
A salvação do homem tem sua origem na graça de Deus, a graça é uma das qualidades e atributos de Deus, que consiste na aplicação de sua misericórdia, de forma livre e voluntária, aos homens pecadores que não merecem este favor.
A graça de Deus age conjuntamente com todas as suas qualidades e atribuições, e principalmente em adição à sua justiça, sendo que, enquanto sua justiça não é plena e cabalmente cumprida, sua misericórdia fica retida. A santidade de Deus provêm do equilíbrio de suas qualidades, que são todas igualmente perfeitas, e uma jamais pode se sobrepor à outra, o que é impossível para a natureza divina, que mantém eternamente o perfeito equilíbrio entre todas as qualidades e atributos que lhe são próprios.
Cristo como mediador entre Deus e o homem, é também o mediador entre a justiça e a misericórdia divinas, desta forma, Cristo é o representante vivo da graça de Deus.
Romanos 16,24: “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!”.
A graça de Deus também pode ser referida à operação do Espírito Santo na obra de redenção, o Espírito é o aplicador da graça na justificação e regeneração do crente.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

website translator

Postagens mais visitadas do Site

Postagens mais visitadas da semana

VISITAS AO SITE

visitantes on line

Total de visualizações