Zacarias
Preparação para a vinda do Messias
TÍTULO
profeta Zacarias. Outros 29 homens do AT têm esse mesmo nome, que
significa “o SENHOR se lembra”. Em termos de abrangência dos escritos
proféticos acerca do Messias, esse livro fica aquém apenas de Isaías.
AUTOR E DATA
Como Jeremias e Ezequiel, Zacarias também era sacerdote (Ne 12:12-16). De
acordo com a tradição, era membro da Grande Sinagoga, um conselho com
120 membros criado por Neemias e presidido por Esdras. Posteriormente,
esse conselho se transformou no Sinédrio, o grupo de anciãos que governava
a nação. Zacarias nasceu na Babilônia e acompanhou o seu avô, Ido, no primeiro grupo de exilados que regressaram para Jerusalém sob a liderança de
Zorobabel e do sumo sacerdote Josué (cf. Ne 12:4). Uma vez que Zacarias é
mencionado ocasionalmente como filho de seu avô (cf. Ed 5:1; :14;Ne12:16), acredita-se que seu pai, Baraquias, morreu quando Zacarias ainda era
jovem demais para sucedê-lo como sacerdote.
As palavras de abertura de Zacarias são datadas de 520 a.C., o segundo
ano de Dario I (cf. 1:1). Ciro, o imperador persa, havia morrido e sido
sucedido por Cambises (por volta de 530-521 a.C.), que conquistou o Egito.
Quando Cambises, que não possuía filhos, cometeu suicídio, Dario subiu ao
trono ao suprimir uma revolução. Zacarias foi contemporâneo de Ageu e
começou a profetizar dois meses depois dele (cf. “Cenário e contexto” de
Ageu). É chamado de “jovem” em 2:4, o que sugere que Ageu era mais velho
do que ele. Não se sabe ao certo a duração de seu ministério; a última profecia
com data (7:1) foi transmitida cerca de dois anos depois da primeira, num
período correspondente ao do ministério de Ageu (520-518 a.C.). Acredita-se
que os capítulos 9 a 14 sejam de um período posterior de seu ministério. As
diferenças de estilo e referências à Grécia indicam uma data por volta de 480-470 a.C., depois de Dario I (por volta de 521-486 a.C.), durante o reinado de
Xerxes (por volta de 486-464 a.C.), o rei que escolheu Ester para ser rainha da
Pérsia. Segundo Mateus 23:35, Zacarias foi assassinado entre o templo e o
altar, um fim semelhante ao de outro homônimo de tempos mais antigos (cf.
2Cr 24:20-21), que foi apedrejado até à morte.
CENÁRIO E CONTEXTO
O contexto histórico de Zacarias é o mesmo do seu contemporâneo, Ageu (cf.
“Cenário e Contexto” de Ageu). Em 538 a.C., Ciro da Pérsia libertou os
cativos de Israel para que voltassem para a sua terra natal (cf. Ed 1:14), e
cerca de cinquenta mil cativos regressaram à Babilônia. Imediatamente,
começaram a reconstruir o templo (cf. Ed 3:1—4:5), mas em decorrência da
oposição de seus vizinhos e da indiferença dos próprios judeus, a obra foi
abandonada (cf. Ed 4:24). Dezesseis anos mais tarde (cf. Ed 5:1-2), Zacarias e
Ageu foram incumbidos pelo Senhor de incentivar o povo a reconstruir o
templo e, passados quatro anos, em 516 a.C., a reconstrução do templo foi
concluída (Ed 6:15).
PALAVRAS-CHAVE
Anjo: em hebraico, mal’ak — 1:9,13; 2:3; 3:1,5; 4:1; 5:5; 6:5; 12:8 —, pode se referir a seres angelicais (4:1,5;
Gn 19:1; Sl 91:11), mensageiros humanos (Gn 32:3; Dt 2:26) ou embaixadores (Is 30:4; Ez 17:15). Um uso
especial é a manifestação da divindade conhecida como “Anjo de Deus” ou “Anjo do SENHOR” no AT (1:11; 3:6;
veja Gn 16:7-13; 21:17; 22:15; Êx 14:19). No AT, profetas (Ag 1:13) e sacerdotes (Ml 2:7) atuam como
mensageiros de Deus. Em Zacarias, anjos trazem revelações de Deus sobre o futuro e interpretam sonhos e visões
(1:14; 6:4-5). Jesus identificou o mensageiro que preparou o caminho para o dia do Senhor, prenunciado em
Malaquias 3:1, como João Batista (Mt 11:10-11).
Renovo: em hebraico, tsemach — 3:8; 6:12 —, significa “rebento” ou “broto”. É um dos títulos do Messias, o
“Renovo”, que brotaria da linhagem real de Davi, uma dinastia que havia sido interrompida com o exílio
babilônico (Is 11:1). Muitos dos profetas prometeram que um rei da linhagem de Davi reinaria em justiça (Jr 23:5-
6) e, como sacerdote, reestabeleceria a verdadeira adoração do Senhor (6:12-13). Em seu ministério, Jesus Cristo
cumpriu essas predições ao desempenhar um papel real (veja Jo 12:13-15; 1Tm 6:13-16) e um papel sacerdotal
(veja Hb 4:14).
PRINCIPAIS PERSONAGENS
Zacarias — profeta de Judá após o exílio; incentivou o povo a
terminar a reconstrução do templo (1:1—14:20).
Zorobabel — líder dos exilados; executou o trabalho no templo (4:6-10).
Josué — sumo sacerdote de Israel depois do retorno do remanescente
para Israel (3:1-10; 6:11-13).
Os judeus reconstruindo o templo — que retornaram à Jerusalém
após o exílio babilônico para obedecer a Deus (1:16; 4:9; 6:15; 8:13).
TEMAS HISTÓRICOS E TEOLÓGICOS
Zacarias se uniu a Ageu para despertar o povo de sua indiferença, desafiandoo
a retomar a obra do templo. O objetivo maior de Ageu era a reconstrução do
templo; sua mensagem é transmitida em tom de censura pela indiferença, pelo
pecado e pela falta de confiança do povo em Deus. Ageu foi usado para dar
início ao reavivamento, ao passo que o papel de Zacarias foi manter o povo
animado por meio de uma ênfase mais positiva, chamando os judeus ao
arrependimento e assegurando-lhes repetidamente o cumprimento de bênçãos
futuras. Zacarias procurou incentivar o povo a trabalhar na obra do templo
com a promessa de que, um dia, o Messias viria para habitá-lo. Incentivou os
judeus a construir não apenas pensando no presente, mas também na
esperança da vinda futura do Messias. Reanimou o povo ainda oprimido pelas
potências gentílicas (1:8-12) com a realidade de que o Senhor não havia se
esquecido das promessas da aliança e os restauraria e abençoaria. O nome do
livro (que significa “o SENHOR se lembra”) contém, em forma de semente, o
tema da profecia.
AS VISÕES DE ZACARIAS
As visões de Zacarias tinham significado histórico em seus dias, mas também têm significado para todos os tempos.
Deus salvará o seu povo e trará julgamento sobre os ímpios.
Visão Significado
O homem e os cavalos entre as murtas
(1:8)
O Senhor será novamente misericordioso para com Jerusalém
(1:14,16-17)
Quatro chifres e quatro artesãos (1:18-20)
Aqueles que dispersaram Judá são expulsos (1:21)
O homem com uma corda de medir (2:1) Deus será um muro de fogo protetor ao redor de Jerusalém (2:3-5)
A purificação de Josué (3:4) O servo, o Renovo, vem para salvar (3:8-9)
O candelabro de ouro e as oliveiras (4:2-3)
O Senhor concede poder a Israel por meio de seu Espírito (4:6)
O pergaminho que voava (5:1) A desonestidade é amaldiçoada (5:3)
A mulher dentro de um cesto (5:6-7) A impiedade será removida (5:9)
Quatro carruagens (6:1) Os espíritos do céu executam o julgamento sobre toda a terra (6:5,7)
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