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Livro: Uma Síntese a Filosofia Medieval

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quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Eckhart von Hochheim


Resultado de imagem para Eckhart von HochheimEckhart von Hochheim (c. 1260 - 1327), comumente conhecido como Meister Eckhart, era um alemão teólogo , filósofo e místico , nasceu perto de Gotha , no Landgraviate da Turíngia , no Sacro Império Romano Meister é alemão para “Master. “, referindo-se ao Magister título académicoem theologia obteve, em Paris. Entrada em destaque durante o Papado de Avinhão e um momento de tensões crescentes entre os franciscanos e Eckhart Ordem Dominicana dos Frades Pregadores, ele foi criado sob a acusação mais tarde na vida antes do Franciscano local liderada Inquisição.
Julgado como herege pelo Papa João XXII, a sua “Defesa” é famosa por seus argumentos fundamentados para todos os artigos impugnados da sua escrita e sua refutação de intenções heréticas. Ele supostamente morreu antes de seu veredicto foi recebido, embora não haja registro de sua morte ou sepultura jamais foi descoberto. Ele era bem conhecido por seu trabalho com grupos de leigos piedosos como os Amigos de Deus e sucedido por seus discípulos mais circunspectas de John Tauler e Suso Henry. Em seu estudo de humanismo medieval, Richard Southern inclui-lo juntamente com São Beda o Venerável e Anselmo São como emblemática do espírito intelectual dos Idade Média.  Eckhart foi um dos mais influentes do século 14, cristãos neoplatônicos, embora, tecnicamente, um fiel tomista (como um proeminente membro da Ordem Dominicana). Eckhart escreveu sobre metafísica e espiritual psicologia, recorrendo em grande parte imaginário mítico, e era notável por seus sermões comunicar o conteúdo metafórico dos evangelhos para leigos e clérigos iguais. Seu trabalho influenciou grandes filósofos alemães. Visão Geral
Novos conceitos introduzidos Eckhart metafísica cristã claramente desviar-se do comum escolar cânone: na visão de Eckhart, Deus é essencialmente fecunda. Fora da superabundância de amor a Deus fértil dá à luz o Filho, a Palavra em todos nós. É evidente que (além de uma metáfora mais impressionante da “fertilidade”), este é enraizado na noção neoplatônica de “efervescência; fervente sobre” d’Aquele que não pode segurar a sua abundância de Estar. Eckhart tinha imaginado a criação não como uma “obrigatória” transbordando (uma metáfora baseada em uma comum hidrodinâmico), mas como o ato livre de vontade do trino natureza de Deus (veja Trinitarianismo). Outra afirmação ousada é a distinção de Eckhart entre Deus e Divindade (Gottheit em alemão). Essas noções estavam presentes no Pseudo-Dionísio ‘s escritos e João Scot ‘s De divisione naturae, mas Eckhart, com vigor e ousadia característica, reformulou as metáforas germinativos em imagens profundas de polaridade entre o Não-manifesto e manifesto Absoluto. Um de seus sermões mais intrigantes sobre a “virtude maior de desinteresse”, original na teologia cristã, tanto então como agora, está em conformidade com o conceito budista de desapego e de Kant ‘s “desinteresse”. Meister Eckhart Abgeschiedenheit foi também admirado por Alexei Losevem que a ascensão contemplativa (reunião com significado) é ligado com resignação / distanciamento do mundo. A diferença é que a verdade / sentido no sentido fenomenológico não era o único resultado, conforme expresso na guia prático de Eckhart “para aqueles que têm ouvidos para ouvir”, mas a própria criação. Ele quer entender e procurou para comunicar os aspectos práticos da perfeição espiritual e as consequências em termos reais.
Eckhart se expressou tanto na aprendeu latim para o clero em seus tratados, e mais famosa em um contemporâneo Médio Alto alemão vernacular em seus sermões. Como ele disse em sua defesa julgamento, seus sermões foram feitos para inspirar nos ouvintes o desejo acima de tudo, fazer algo de bom. Neste, ele frequentemente usava linguagem incomum ou parecia se desviarem do caminho da ortodoxia, que o fez suspeitar que a Igreja durante os anos tensos do Papado de Avinhão, e ele foi julgado por heresia nos anos finais de sua vida. Sabemos que ele desapareceu da cena pública antes do veredicto papal, e é suspeito por alguns de continuar o seu ministério no anonimato, mas não há nenhuma fonte medieval que suporte esta suspeita.
Ele também é considerado por alguns de ter sido o inspirador “leigo” que se refere o Johannes Tauler ‘s e Rulman Merswin ‘s escritos posteriores em Estrasburgo, onde ele é conhecido por ter passado algum tempo (embora seja duvidoso que o autor do Livro “simplista dos Nove Rocks “, publicados pela Merswin e atribuído ao cavaleiro leigo do norte). Por outro lado a maioria dos estudiosos consideram o “leigo” para ser uma pura ficção inventada por Rulman Merswin para esconder sua autoria por causa das táticas de intimidação da Inquisição da época.
Também tem sido suspeita que a sua comunicação prática do caminho místico está por trás da c influente 14. “Anônimo” Theologia Germanica que foi divulgado após o seu desaparecimento. De acordo com a introdução do documento medieval, o seu autor era um membro não identificado da Ordem Teutônica dos Cavaleiros vivendo em Frankfurt.
Eckhart provavelmente nasceu na aldeia de Tambach no Landgraviate da Turíngia, cerca de 1260. [2] Ele nasceu em uma família nobre de proprietários de terras, mas pouco se sabe sobre sua família e infância, excepto que ele freqüentou a Universidade de Paris. Não há nenhuma autoridade para dar-lhe o nome cristão de Johannes, que às vezes aparece nos esboços biográficos, [3] o seu nome cristão era Eckhart, seu sobrenome era von Hochheim [4] [5]
Eckhart se juntou aos dominicanos em Erfurt, e presume-se que ele estudou em Colônia.  Mais tarde, ele era Prior em Erfurt e Provincial da Turíngia.Em 1300, ele foi enviado a Paris para dar palestras e tirar os graus académicos, e lá permaneceu até 1303. Nesse ponto, ele voltou a Erfurt, e tornou-se Provincial para Saxônia, uma província que chegou na época da Holanda para Livonia.  no capítulo geral realizada em Paris em 1306, relativo às irregularidades entre os ternários, deve ter sido trivial, porque o general, Aymeric de Piacenza , nomeou-o no ano seguinte, seu vigário -Geral da Bohemia com plenos poderes para definir os mosteiros desmoralizados lá no fim.
Em 1311, Eckhart foi nomeado pelo capítulo geral de Nápoles como professor em Paris. Depois segue-se um longo período de qual é conhecido apenas que ele passou parte do tempo em Estrasburgo.  A passagem de uma crônica do ano de 1320, existente no manuscrito (cf. Wilhelm Preger, i. 352-399), fala de um Eckhart antes de Frankfurt que foi suspeito de heresia, e alguns já referida de Meister Eckhart. É incomum que um homem sob suspeita de heresia teria sido nomeado professor em uma das escolas mais famosas da ordem, mas o estilo de Eckhart expositiva distintivo poderia ter sido já sob o escrutínio de seus detratores franciscanos.
Eckhart próxima aparece como professora em Colónia, onde o arcebispo, Hermann von Virneburg, eventualmente, o acusa de heresia perante o Papa. Mas Nicholas de Estrasburgo, a quem o papa dera como encargo temporário dos mosteiros Dominicana na Alemanha, prontamente exonerado ele. O arcebispo, entretanto, ainda pressionado suas acusações contra Eckhart e contra Nicholas antes de sua própria corte, forçando-os a negar a competência da Arquiepiscopal inquisição e exigiulitterce dimissorix (Apostoli) para um apelo ao Papa.  Em 13 de Fevereiro 1327, ele declarou em seu protesto, que foi lida publicamente, que ele sempre detestou tudo errado, e se alguma coisa do tipo ser encontrada em seus escritos, ele agora se retrai. Do progresso do caso, não há informações, exceto que o Papa João XXII publicou um touro (Em agro dominico), 27 de março de 1329, no qual uma série de declarações de Eckhart é caracterizada como herético; outro como suspeito de heresia (o touro é dada completa em ALKG, ii. 636-640). Ao final, afirma-se que Eckhart se retratou antes de sua morte tudo que ele havia ensinado falsamente, submetendo-se e sua escrita para a decisão da Sé Apostólica. Por isso é, sem dúvida, significou a declaração de 13 de fevereiro de 1327, e pode-se inferir que a morte de Eckhart, sobre o qual nenhum site de informações ou o enterramento existe, ocorreu logo após o evento.
Em 1328, o capítulo geral da ordem em Toulouse decidiu proceder contra pregadores que “esforçar-se por pregar coisas sutis que não só fazem (ou não) moral antecipadas, mas facilmente levar as pessoas em erro”. Discípulos Eckhart foram admoestados a ser mais cauteloso, mas, no entanto, que eles apreciavam a memória de seu mestre. O grupo de leigos, Amigos de Deus, os seguidores de Eckhart, existia nas comunidades em toda a região e realizado em suas idéias, sob a liderança dos sacerdotes como John Tauler e Suso Henry. [9]
Pfeiffer diz assim: Nikolaus de Strassburg foi nomeado inquisidor especial Meister Eckhart e seu caso chegou antes da Inquisição em Veneza. Ele fez seu protesto em pessoa antes que o corpo em 24 de janeiro de 1327 e em 13 de fevereiro seguinte fez sua declaração pública de ortodoxia na igreja Domincan em Colónia. Esta foi a última data em que ele era conhecido por ter sido vivo. A Inquisição se recusou a aceitar a sua denominação, a sua recusa é datado de 22 de fevereiro de 1327. Eckhart foi excomungado pela Bula de João XXII, 27 de março de 1329. Após sua excomunhão seus escritos foram mantidos vivos em mosteiros e grupos, tanto por via oral e por transcrições com os nomes de outros autores sobre eles. [10]

Obras e doutrinas

Embora fosse um teólogo talentoso acadêmico, mais lembradas Eckhart obras são seus sermões altamente incomuns no vernáculo durante um tempo de desordem entre o clero e as ordens monásticas, crescimento rápido de numerosos grupos de leigos piedosos, e a Inquisição ‘s preocupações contínuas sobre herética movimentos em toda a Europa. Com a mudança do papado de Roma para Avignon ea tensão entre o segundo Avignon Papa João XXII e Sacro Imperador Louis IV que lutou pelo poder, Eckhart como um frade pregação tentou guiar o seu rebanho, bem como monges e monjas sob sua jurisdição com sermões práticos sobre transformação espiritual / psicológica e conteúdo do Novo Testamento metafórico relacionado com o poder criativo inerente desinteresse (ou desapego desapego).
O tema central dos sermões alemães Eckhart é a presença de Deus na alma individual, e da dignidade da alma do homem justo. Embora ele elaborou sobre o tema, ele raramente apartou dela. Em um sermão, Eckhart dá o seguinte resumo de sua mensagem:
Quando eu prego, eu costumo falar de desapego e dizer que um homem deve estar vazio de si mesmo e todas as coisas, e em segundo lugar, que ele deveria ser reconstruído no simples bom que Deus é, e em terceiro lugar, que ele deve considerar a aristocracia grande que Deus criou na alma, de tal forma que por meio dela o homem pode alcançar maravilhosamente a Deus, e em quarto lugar, da pureza da natureza divina.

Posteridade

A falta de imprimatur da Igreja e anonimato do autor da “Theologia germanica” não diminui a sua influência para os próximos dois séculos, incluindo Martin Luther, no auge da resistência do público e clerical para católicos indulgências – e foi visto por alguns historiadores do início do século XX como central em provocar ações de Lutero e a posterior Reforma Protestante.
“Os dois olhos da alma do homem”, diz a Teologia Germânica, “não pode tanto executar o seu trabalho ao mesmo tempo: mas se a alma se vê com o olho direito para a eternidade, então o olho esquerdo deve fechar-se e abster-se de trabalhar, e ser como se fosse morto Porque, se o olho esquerdo estar cumprindo o seu escritório para as coisas externas, que está segurando converse com o tempo e as criaturas; então deve ser o olho direito prejudicado em seu trabalho; isto é, em sua contemplação Portanto , aquele que tem o deve-se deixar o outro ir; nenhum homem pode servir a dois senhores “para”. 
Estado de Eckhart na Igreja Católica contemporânea tem sido incerto. A Ordem Dominicana pressionado na última década do século 20 para a sua completa reabilitação e confirmação de sua ortodoxia teológica; o falecido Papa João Paulo II manifestou parecer favorável a esta iniciativa, mesmo indo tão longe como citar os escritos de Eckhart, mas o caso é ainda confinada aos corredores do Vaticano. Na primavera de 2010, foi revelado que houve finalmente uma resposta do Vaticano, em uma carta datada de 1992. Timothy Radcliffe, então mestre dos Dominicanos e destinatário da carta, resumiu o conteúdo da seguinte forma:
“Tentamos ter a censura levantada em Eckhart”, escreve Timothy Radcliffe, “e foram informados que não havia realmente nenhuma necessidade uma vez que ele nunca havia sido condenado pelo nome, apenas algumas proposições que ele deveria ter realizado, e por isso estamos perfeitamente à vontade para dizer que ele é um bom teólogo e ortodoxo “. [12]
Professor Winfried Trusen de Würzburg, um dos seus interlocutores de Radcliffe, escreveu, em parte, de uma defesa de Eckhart ao então cardeal Ratzinger , afirmando que “Apenas 28 proposições foram censurados, mas eles foram retirados de seu contexto e impossível de verificar, pois não havia manuscritos em Avignon “. [12]
O filósofo do século 19 Schopenhauer em comparação vistas Eckhart aos ensinamentos do indiano, cristãos e islâmicos místicos e ascetas:
Se nos afastamos das formas, produzidos por circunstâncias externas, e ir à raiz das coisas, veremos que Sakyamuni e Meister Eckhart ensinam a mesma coisa, só que o primeiro se atreveu a expressar suas ideias claramente e positivamente, enquanto que Eckhart é obrigado vesti-los com a veste do mito cristão, e adaptar suas expressões correspondentes.

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