Postagem em destaque

Livro: Uma Síntese a Filosofia Medieval

  Olá pessoal! Depois de um tempo, estou retomando as atividades por aqui. Uma das razões que contribui para esse hiato foi a falta de tempo...

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Dante Alighieri


Resultado de imagem para Dante AlighieriDante Alighieri nasceu em Florença, Itália, por volta de maio de 1265. Aos nove anos de idade conheceu Beatrice Portinari, por quem se apaixonou. Beatrice passou a ser a musa inspiradora de sua obra, e aos 16 anos Dante voltou a encontrá-la. Nessa época escreveu para ela o primeiro de seus famosos sonetos de amor Mesmo apaixonado por Beatrice, no ano de 1277 (aos 12 anos) casou-se, por ordem de sua família, com Gemma Donati. Curiosamente, Gemma e seus quatro filhos jamais foram citados em qualquer das obras de Alighieri. No ano de 1290 Beatrice veio a falecer, e em 1292 Dante escreveu “Vita Nuova”, um canto de louvor à sua amada.


Em 1302, em meio a diversos conflitos entre facções que apoiavam a autoridade da igreja e do papa e as que não apoiavam, Florença envia a Roma uma comissão constituída por três membros, sendo Dante um deles. Quando o papa permitiu seu retorno, Florença já estava sob domínio de Carlos Valois, aliado de Bonifácio VIII (o então papa), e da igreja.
Em 27 de Janeiro de 1302, Dante foi condenado a pagar pesada multa, acusado de corrupção em cargo público. No dia 10 de Março esta sentença foi modificada, e Dante seria queimado vivo se permanecesse em Florença. Desde então foi exilado, e vagou pelas cidades de Verona, Bolonha e Ravena.
Entre 1304 e 1307 escreveu duas obras: a primeira foi “O Convívio”, composta por quatro tratados, sendo o primeiro escrito para defender o uso da língua vulgar (o vernáculo), que seria defendida  por Dante veementemente, visto que seria mais democrática, e todos conseguiriam ler. A segunda obra foi “De Vulgari Eloquentia”, escrita em latim, debatendo o problema dos dialetos e a origem da linguagem.
Alighieri acreditava que conseguiria revogação de seu exílio por seus méritos literários, porém isto não aconteceu. Decidiu concentrar-se, então, na elaboração de um tratado político escrito em latim, “De Monarchia”, a utopia de um poeta que sonhou conseguir a justiça em um mundo destruído pela discórdia.
A sua obra mais famosa foi inicialmente intitulada “Comédia”, sendo mais tarde qualificada como “divina” pelo poeta Boccaccio, levando em consideração o assunto que abordado e a forma de arte que apresentava. A partir da edição veneziana de Giolito, o poema, que é dividido em três partes (Inferno, Purgatório e Paraíso), passou a ser denominado “Divina Comédia”. Em 1317, a primeira parte da obra de Dante já era conhecida pelo público, sendo a segunda publicada em 1319, e a terceira após sua morte.
Dante Alighieri morreu em Ravena, Itália, em 13 de Setembro de 1321.
Principais obras:
  • Divina Comédia
  • O Convívio
Sobre a Eloquência Vulgar.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

website translator

Postagens mais visitadas do Site

Postagens mais visitadas da semana

VISITAS AO SITE

visitantes on line

Total de visualizações