John Dewey foi
um filósofo e educador americano que ajudou a fundar o pragmatismo, uma escola
filosófica de pensamento popular no início do século XX.
Ele também foi fundamental no
movimento progressista na educação, acreditando fortemente que a melhor
educação envolve o ‘aprender fazendo’.
Vida
John Dewey nasceu em 20 de
outubro de 1859, em Burlington, Vermont. Foi o terceiro dos quatro filhos de
Archibald Dewey e Lucina Artemisia Rich. Seu pai era um comerciante local que
amava a literatura. Sua mãe possuía um senso moral severo baseado em sua crença
no calvinismo.
Aprendeu sobre outras
culturas ao observar os assentamentos irlandeses e franco-canadenses nas
proximidades de sua casa. Trabalhava na infância entregando jornais e em um
depósito de madeira. Ao visitar seu pai, que serviu no Exército da Virgínia,
ele viu o horror da Guerra Civil Americana (1861-1865) em primeira mão.
Carreira
Sem saber que carreira
seguir, Dewey cogitou seguir a carreira de Professor. Depois de passar um bom
tempo procurando emprego, seu primo, diretor de um seminário (local onde se
treina padres) na Pensilvânia, conseguiu um emprego para ele como professor.
Ele atuou no local por dois anos.
Dewey lia sobre filosofia em
seu tempo livre. Quando seu primo pediu demissão, Dewey acabou perdendo o
emprego. Ele retornou a Vermont para se tornar o único professor em uma escola
particular.
John Dewey formou-se na
Universidade de Vermont e passou três anos como professor do ensino médio em
Oil City, Pensilvânia. Ele então passou um ano estudando sob a orientação de G.
Stanley Hall, na Universidade John Hopkins, no primeiro laboratório de
psicologia dos Estados Unidos.
Depois de concluir seu
doutorado na John Hopkins, Dewey passou a lecionar na Universidade de Michigan
por quase uma década. Em 1894, Dewey aceitou o cargo de presidente do
departamento de filosofia, psicologia e pedagogia da Universidade de Chicago.
Foi na Universidade de
Chicago que Dewey começou a formalizar seus pontos de vista que contribuíram
tão fortemente para a escola de pensamento conhecida como pragmatismo.
Dewey finalmente deixou a
Universidade de Chicago e tornou-se professor de filosofia na Universidade de
Columbia entre os anos de 1904, até sua aposentadoria em 1930. Em 1905,
tornou-se presidente da Associação Americana de Psicologia.
Foi um dos primeiros a
alertar sobre os perigos da ascensão de Adolf Hitler (1889-1945) ao poder na
Alemanha e da ameaça japonesa no Extremo Oriente. Ele morreu em 1 de junho de
1952.
Pragmatismo
O principal ponto defendido
pelo pragmatismo é que o valor, a verdade ou o significado de uma ideia estão
em suas consequências práticas. Dewey também ajudou a estabelecer vários
laboratórios de estudo pedagógicos na Universidade de Chicago, onde ele pôde
aplicar diretamente suas teorias pedagógicas.
Contribuições para a
Psicologia
O trabalho de Dewey teve uma
influência vital na psicologia, educação e filosofia. Ele é frequentemente
considerado um dos maiores pensadores do século XX. Sua ênfase na educação
progressista contribuiu muito para o uso da experimentação, em vez de uma
abordagem autoritária na educação.
Dewey publicou mais de 1.000
livros, ensaios e artigos sobre uma ampla gama de assuntos, incluindo educação,
artes, natureza, filosofia, religião, cultura, ética e democracia ao longo de
sua carreira.
Filosofia
Dewey acreditava firmemente
que a educação não deveria ser apenas professores fazendo com que os alunos aprendessem
fatos irracionais que logo esqueceriam.
Ele defendia que o modo de
aprendizagem deveria ser uma jornada de experiências, construindo uma sobre a
outra, criando novas experiências. Dewey também sentiu que as escolas tentavam
criar um mundo separado da vida dos estudantes.
As atividades escolares e as
experiências de vida dos estudantes deveriam estar conectadas. Se isso não
fosse feito, a aprendizado real seria impossível.
Cortar os alunos de seus
laços psicológicos, isto é, da sociedade e da família, tornaria suas jornadas
de aprendizado menos significativas e, assim, tornaria o aprendizado menos
memorável. Da mesma forma, as escolas também precisavam preparar os alunos para
a vida em sociedade.
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