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terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Max Horkheimer


Max Horkheimer
Resultado de imagem para Max HorkheimerFilho de um rico industrial fabricante de tecidos, Max Horkheimer nasceu em 14 de fevereiro de 1895, em Stuttgart, Alemanha.
Entre 1911 e 1915 estudou no "Gymnasium de Handelslehre". Contudo, neste meio tempo, abandonou os estudos para trabalhar junto com seu pai até 1918.
Em 1919, Max ingressou nos cursos de psicologia e filosofia, primeiramente em München, Freiburg e, posteriormente, em Frankfurt, onde concluiu seu doutorado em 1922. Em 1925, estudou filosofia com o renomado Hans Cornelius.
No ano seguinte, em 1926, casa-se com Rosa Rieker. Nesse mesmo ano, funda o "Instituto de Pesquisas Sociais" (Escola de Frankfurt) em parceria com Theodor Adorno. Assume o cargo de professor em 1930 e, em 1931 é nomeado Diretor do referido Instituto.
Com a perseguição do regime nazista em 1933, o Instituto de Pesquisas Sociais é fechado. Horkheimer se exila nos EUA, em 1934, onde passa a trabalhar na Universidade de Colúmbia, primeiramente em Nova York e depois em Los Angeles.
Em 1940, Horkheimer e Adorno escrevem o clássico “Dialética do Esclarecimento”.
Alguns anos mais tarde, em 1949, Max retorna à Alemanha. Reassume seu cargo de Professor e Diretor do Instituto de Pesquisas Sociais na Universidade de Frankfurt, onde foi Reitor entre os anos de 1951 e 1953.
Em 1959, para de lecionar e se muda para Lugano, na Suíça, onde continua a escrever.
Max Horkheimer morre aos 78 anos, em 7 de julho de 1973, na cidade de Nuremberg, Alemanha.
Max Horkheimer e Theodoro Adorno foram os dois grandes nomes da Escola de Frankfurt. Seu desenvolvimento, por sinal, se deu por base nos ideais propostos pela dupla.
Contudo, até chegar ao alto escalão acadêmico, Horkheimer se formou também como um cidadão. Filho de judeu trabalhador industrial, Max nasceu no dia 14 de fevereiro, do ano de 1895.
Oriundo da cidade de Stuttgart, na Alemanha, Horkheimer, em 1911, abandona seus estudos muito cedo. Sua tarefa era ajudar seu pai nos ofícios. Assim, a força braçal, por hora, precisaria se sobrepor a sua genialidade para o campo acadêmico.
Anos depois ainda participaria da Primeira Guerra Mundial, e, logo em seguida, voltaria aos seus estudos. Terminado o período nebuloso do primeiro pós-guerra, Max Horkheimer decide se especializar em Psicologia e Filosofia.
É durante seus aprofundamentos teóricos, que o intelectual conhece um parceiro para elaboração teórica, Theodoro Adorno.
Max Horkheimer defende sua tese de doutorado no ano de 1922, já com um pensamento voltado às influências de Kant. Anos mais tarde, inclusive, ele dá segmento às suas pesquisas, propondo ponderações acerca da crítica do juízo observada em Kant.
Seguindo seus próprios instintos com uma proposta filosófica sagaz e única, Horkheimer, então, começa a lecionar na Universidade de Frankfurt. É lá que sua vida começa a tomar novos rumos.
O nascimento da Escola de Frankfurt
Foi a partir de uma forte amizade com o sociólogo Friedrich Pollock, e da aproximação com Theodoro Adorno, que ideias começam a ser materializadas.
O trio inaugura o Instituto de Pesquisas Sociais, dedicada às pesquisas interdisciplinares no setor das humanas. Entre as pesquisas, estavam debates aprofundados com filósofos, sociólogos, economistas e psicólogos.
Sob a alcunha de Escola de Frankfurt, a instituição visava o aprofundamento nos estudos filosóficos á época. Max Horkheimer, inclusive, foi diretor da instituição, após suceder Grünberg.
A Escola de Frankfurt foi, inclusive, a instituição a lançar a chamada Teoria Crítica. A partir de Adorno e Horkheimer, a mesma visava discutir a sociedade contemporânea como um todo.
A expressão, por sinal, abrange as ponderações acerca do momento em questão da análise; da sociedade contemporânea. Embasadas por Marx, contudo sempre trazendo um ponto contrário para o debate oriundo de deveras premissas empíricas.
A Teoria Crítica
A Teoria Crítica, proposta por Max Horkheimer e Theodoro Adorno, segue as tradições iluministas. Sua base se vincula a uma possível interligação à mesma, bem como uma emancipação.
Ou seja, ela é embasada por preceitos iluministas, porém se permite expandir-se, numa condição autônoma de pensamento próprio. Dessa forma, essa razão se entrelaça a dar um ar mais liberal à teoria.
Por meio disso, apesar do sustento às teorias iluministas, Adorno e Horkheimer questionam as razões do próprio iluminismo. Segundo a dupla, a teoria crítica, diferentemente dos iluministas, guia-se por uma razão. Um resgate à racionalidade própria do ser.
Dessa forma, Max Horkheimer e Adorno propõem uma quebra junto ao iluminismo, adentrando à expressão kantiniana da condição humana.



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