Postagem em destaque

Livro: Uma Síntese a Filosofia Medieval

  Olá pessoal! Depois de um tempo, estou retomando as atividades por aqui. Uma das razões que contribui para esse hiato foi a falta de tempo...

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

REFLEXÃO: SAPERE AUDE

Você sabe o qual o significado dessa frase  "SAPERE AUDE".

Sapere aude é um lema latino que significa "atreva-se a conhecer" ou "ouse saber"; também é vagamente traduzido como "ouse ser sábio", ou ainda mais frouxamente como "tenha coragem de pensar por si mesmo!".
   Originalmente quem disse isso, quando e por qual razão? 
Frase é atribuída a Immanuel Kant, viveu entre 1724 a 1804, foi um filósofo prussiano, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, indiscutivelmente um dos pensadores mais influentes, SAPERE AUDE é uma crítica à "menoridade humana" que é a incapacidade do homem de fazer uso de seu próprio conhecimento, por preguiça, covardia ou comodismo intelectual, aceitando os dogmas de seus tutores intelectuais, com esse pensamento Kant escreveu um ensaio filosófico "O Que é o Esclarecimento?" (1784),  segue a mesma linha de sua obra clássica "Critica da Razão Pura" (1781), em ambos os textos Kant convida os leitores a ousar saber.
"Kant define a palavra esclarecimento como a saída do homem de sua menoridade. Segundo esse pensador, o homem é responsável por sua saída da menoridade. Kant define essa menoridade como a incapacidade do homem de fazer uso do seu próprio entendimento.  

    A permanência do homem na menoridade se deve ao fato de ele não ousar pensar (SAPERE AUDE). A covardia e a preguiça são as causas que levam os homens a permanecerem na menoridade. Um outro motivo é o comodismo. É bastante cômodo permanecer na área de conforto. É cômodo que existam pessoas e objetos que pensem e façam tudo e tomem decisões em nosso lugar. É mais fácil que alguém o faça, do que fazer determinado esforço, pois já existem outros que podem fazer por mim. Os homens quando permanecem na menoridade, são incapazes de fazer uso das próprias pernas,são incapazes de tomar suas próprias decisões e fazer suas próprias escolhas.

    Em seu texto “O que é o Iluminismo?”, Kant sintetiza seu otimismo iluminista em relação à possibilidade de o homem seguir por sua própria razão, sem deixar enganar pelas crenças, tradições e opiniões alheias. Nele, descreve o processo de ilustração como sendo "a saída do homem de sua menoridade", ou seja, um momento em que o ser humano, como uma criança que cresce e amadurece, se torna consciente da força e inteligência para fundamentar a sua própria maneira de agir, sem a doutrina ou tutela de outrem.

   Kant afirma que é difícil para o homem sozinho livrar-se dessa menoridade, pois ela se apossou dele como uma segunda natureza. Aquele que tentar sozinho terá inúmeros impedimentos, pois seus tutores sempre tentarão impedir que ele experimente tal liberdade. Para Kant, são poucos aqueles que conseguem pelo exercício do próprio espírito libertar-se da menoridade." 
Essa reflexão não é a anulação da fé mediante a razão, e sim fazer uso de um senso crítico responsável, ou seja, filtrar tudo o que se ouve  e o que é transmitido a nós.
Exemplo: No livro de Atos 17:11-12

Em Bereia

 Naquela noite, os crentes enviaram Paulo e Silas à pressa para Bereia. Quando lá chegaram foram à sinagoga. O povo de Bereia tinha um espírito mais aberto do que o de Tessalónica, ouvindo de boa mente a mensagem e examinando dia após dia as Escrituras para ver se o que Paulo e Silas diziam era exato. O resultado foi que muitos creram, incluindo várias senhoras gregas muito respeitadas, e também não poucos homens.
Fica claro nesse texto das escrituras que os bereianos despunham de um senso crítico de apurar o que lhes eram ensinados.  
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

website translator

Postagens mais visitadas do Site

Postagens mais visitadas da semana

VISITAS AO SITE

visitantes on line

Total de visualizações