Esse é um tema que
nos desafia porque possibilita uma reflexão que vai
à raiz de diversas questões enfrentadas pela
humanidade. E especificamente, para os trabalhadores na educação, a filosofia é
tema fundamental, pois nos apresenta o “pensar” como a condição de ler para
além do que está escrito. Ler nas entrelinhas, enfim, ver além das aparências.
Uma das condições do “Ser” e não se limitar à visão do “aqui e agora” mas
pensar de forma crítica a realidade levando em conta a necessidade de mudança.
“Não basta interpretar o mundo. O que importa é transformá-lo”. Esse fascículo,
como instrumento do pensar, nos possibilita não somente pensar o dito e o não
dito, mas também re-pensar nossas filosofias, nossas compreensões e concepções
de mundo, de sociedade e de política. E, se nos discursos, “as palavras estão
grávidas” de concepções de mundo, de sociedade, de alegria, de felicidade...,
nosso desafio é então, compreender o alcance de nossos discursos.
0 comentários:
Postar um comentário