Postagem em destaque

Livro: Uma Síntese a Filosofia Medieval

  Olá pessoal! Depois de um tempo, estou retomando as atividades por aqui. Uma das razões que contribui para esse hiato foi a falta de tempo...

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

HISTÓRIA DA FILOSOFIA PARTE III


HISTÓRIA DA FILOSOFIA PARTE III

PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO

Também conhecido como período Cosmológico, seus pensadores eram de várias cidades ou colônias gregas, sendo nenhum deles de Atenas. A preocupação dos pensadores deste período é encontrar uma explicação racional e sistemática (uma cosmologia) para o mundo (o cosmo), que substituísse a antiga cosmogonia (explicação mítica).

Esse período é caracterizado pela busca de explicar racionalmente o mundo, sem recorrer à mitologia ou à religião. Os pensadores buscavam encontrar explicações para um princípio ordenador do universo. Por isso, são chamados também fisiólogos, já que tentavam compreender a physis, a natureza material.

Não havia consenso sobre o princípio primeiro (arché), ou fundamental, de todas as coisas entre os filósofos da natureza. Para Tales, era a água (ou úmido); para Anaximandro, o ilimitado; para Anaxímedes, o ar (ou o frio); para Pitágoras, o número; para Heráclito, o fogo; para Empédocles, (úmido, seco, quente e frio); para Anaxágoras, as sementes que continham os elementos de todas as coisas; para Leucipo e Demócrito, o átomo

Cosmogonia - São narrativas mítica(mitos), que buscam explicar aspectos presentes na vida e na religiosidade dos povos. Entre essas narrativas, temos aquelas que buscam dar conta da criação do mundo.

Os principais filósofos pré-socráticos e as respectivas Escolas:

Escola Jônica: Tales, Anaxímenes e Anaximandro, de Mileto e Heráclito, de Éfeso.

Escola Itálica: Pitágoras de Samos, Filolau de Crotona e Árquitas de Tarento.

Escola Eleata: Parmênides e Zenão, de Eléia.

Escola Atomista ou da Pluralidade: Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazômena, Leucipo e Demócrito, de Abdera.

Os principais conceitos deste período são, A busca por uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da natureza, da qual os seres humanos fazem parte, de modo que, ao explicar a natureza, a filosofia também explica a origem e as mudanças dos seres humanos.

A afirmação de que não existe criação do mundo, como é o caso, por exemplo, na religião judaico-cristã, na qual Deus cria o mundo do nada.  Por isso, diz: “Nada   vem do nada e nada volta ao nada”, significando que: a) o mundo, ou a natureza, é eterno; b) no mundo, ou na natureza, tudo se transforma em algo diferente sem jamais desaparecer; o princípio eterno, perene, imortal, de onde tudo nasce e para onde tudo volta é invisível para os olhos do corpo e visível somente para o ‘olho do espírito’, isto é, para o pensamento.

O elemento primordial da natureza chama-se physis (em grego, physis vem de um verbo que significa fazer surgir, fazer brotar, fazer nascer, produzir). A physis é a natureza eterna e em perene transformação. A ideia de que, embora a physis (o elemento primordial eterno) seja imperecível, ela dá origem a todos os seres infinitamente variados e diferentes do mundo, seres que são perecíveis ou mortais. A crença de que todos os seres, além de serem gerados e de serem mortais, são   seres em contínua transformação, mudando de qualidade e de quantidade. Portanto o mundo está em mudança contínua, sem por isso perder sua forma, sua ordem e sua estabilidade.

Cada um dos pensadores, neste período, deu sua contribuição para o desenvolvimento humano. Hoje seus pensamentos podem nos parecer ultrapassados ou simplórios, entretanto, não importa como os vejamos, o fato é que muito do que temos devemos a eles. Seu mérito é, em tempos remotíssimos, ter dado o ‘pontapé’ inicial.




Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

website translator

Postagens mais visitadas do Site

Postagens mais visitadas da semana

VISITAS AO SITE

visitantes on line

Total de visualizações