Auguste Comte (1798-1857)
Foi um filósofo francês, considerado o fundador do Positivismo -
corrente filosófica que propõe uma nova organização social. Foi o primeiro a
empregar o termo sociologia.
Isidore-Áuguste-Marie-François-Xavier Comte, conhecido como Auguste
Comte, nasceu em Montpellier, França, no dia 19 de janeiro de 1798, onde fez os
seus primeiros estudos. Filho de família católica e monarquista, em 1814, com
16 anos ingressa na Escola Politécnica de Paris, da qual foi expulso, dois anos
depois, por liderar um movimento de protesto. Passou a colaborar com jornais e
dar aulas particulares.
Influência de Saint-Simon
Auguste Comte tornou-se discípulo de Caude-Henri de Rouvroy, conde
de Saint Simon, um dos teóricos franceses do socialismo utópico, que orientou
Comte para o estudo das ciências sociais e transmitiu-lhe duas ideias básicas,
que orientaram seu pensamento:
1.
que o os fenômenos sociais, como os de caráter físico, também
obedecem a leis,
2.
que todo conhecimento científico e filosófico deve ter por
finalidade o aperfeiçoamento moral e político do homem.
Em 1926, Comte inaugurou um curso público para expor suas ideias.
Durante 12 anos se dedicou à publicação do “Curso de Filosofia Positiva”, em
seis volumes.
Positivismo
Segundo o sistema filosófico criado por Comte, o conhecimento
humano passa por três estágios:
·
Teológico – em que os fenômenos são considerados como resultantes
da ação de uma vontade livre,
·
Metafísico – em que os fenômenos são atribuídos à abstração,
chamadas causas,
·
Positivo – abandona as explicações anteriores, substituindo as
hipóteses e causas primeiras, religiosas ou metafísicas, pelas leis
científicas.
Física Social ou Sociologia
Auguste Comte afirmava que as diversas ciências já haviam atingido
a positividade, mas o sistema ainda estava incompleto. Sentiu necessidade de
uma nova disciplina, que ele chamou de física social ou Sociologia, que
figuraria em um quadro de ciências dispostas em grau de generalidade
decrescente e complexidade crescente: matemática, astronomia, física, química,
biologia e sociologia. Mais tarde, acrescentou mais uma ciência, a moral.
Para Comte, a sociologia deveria utilizar-se dos mesmos métodos
positivos das ciências anteriores (observação, experimentação e comparação), e
de um novo método, o da filiação histórica. Dessa forma, seria possível estudar
e compreender a sociedade, para reorganiza-la e reforma-la depois.
Religião da Humanidade
A partir de 1847, Comte dedicou-se integralmente à instituição da
“Religião da Humanidade”, que teve muito adeptos e influenciou o pensamento de
teóricos por todo o mundo. O filósofo impregnou-se de misticismo, criou um
sacerdócio, sacramentos e orações, além de propor uma rígida disciplina para
seus adeptos.
O desejo de firmar as bases do Positivismo levou Comte a propagar
sua nova religião, com palestras públicas, cartas a políticos e intelectuais de
todo o mundo. Nessa época, publicou: “Sistema de Política Positiva” (1851-1854)
e “Catecismo Positivista” (1852).
O objetivo de Comte foi bem correspondido, conquistou adeptos em
quase todos os países, sobressaindo-se no Brasil, Chile e México. A inscrição
“Ordem e Progresso”, da bandeira do Brasil, teve como base o lema de Auguste
Comte que diz: "Amor como princípio, ordem como base e progresso como
objetivo".
Auguste Comte morreu em Paris, França, no dia 5 de setembro de
1857.
Obras de Auguste Comte
Plano de Trabalho Científico para Reorganizar a Sociedade, 1822
Opúsculos de Filosofia Social, 1816-1828
Curso de Filosofia Positiva, 1830-1842
Discurso sobre o Espírito Positivo, 1848
Discurso sobre o Conjunto do Positivismo, 1848
Catecismo Positivista, 1852
Sistema de Política Positiva, 1851-1854
Apelo aos Conservadores, 1855
Síntese Subjetiva, 1856
Opúsculos de Filosofia Social, 1816-1828
Curso de Filosofia Positiva, 1830-1842
Discurso sobre o Espírito Positivo, 1848
Discurso sobre o Conjunto do Positivismo, 1848
Catecismo Positivista, 1852
Sistema de Política Positiva, 1851-1854
Apelo aos Conservadores, 1855
Síntese Subjetiva, 1856
0 comentários:
Postar um comentário