Postagem em destaque

Livro: Uma Síntese a Filosofia Medieval

  Olá pessoal! Depois de um tempo, estou retomando as atividades por aqui. Uma das razões que contribui para esse hiato foi a falta de tempo...

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

esboço - os valentes de Deus

OS VALENTES DO SENHOR
INTRODUÇÃO
Com a morte de Josué o povo perde a sua referência e com isso deixa de buscar ao Senhor, e o houve uma degradação espiritual e como consequência, também o estado econômico e politico decairam, tornando a vida naquele país um desespero.
MIDIANITAS OPRIMIAM OS ISRAELITAS
Os midianitas oprimiam os israelitas, ao longo de sete longos anos. A cada ano que passava, os midianitas apossar-se dos seus produtos alimentares, assim como de todos os seus animais.
CLAMOR
O clamor é diferente da oração. Na oração, as palavras soam como súplicas ou até mesmo em forma de gemidos. Mas o clamor não! O clamor só é expresso perante uma situação de extremo desespero. É preciso chegar ao fundo do poço ou no limite da dor e aflição para se gerado um gemido de socorro ao Senhor.
ASSUMINDO A MINHA IDENTIDADE ESPIRITUAL
O Anjo do Senhor apareceu. “O Senhor é contigo, homem valente” (Juízes 6.12). Pela resposta de Gideão, percebemos que ele nem sequer pensou no significado da expressão ”homem valente”, pois entrou diretamente em discussão com o Anjo sobre a presença de Deus. Ele não entendia como é que Deus, estando com o povo, poderia deixar Israel sofrer. Gideão, agora, sentia-se de tal forma incapaz, que procurava esquivar-se à missão dada por Deus. Ele explicou que era uma pessoa insignificante, de uma família sem importância, de uma tribo sem destaque. Os homens valentes, hoje em dia, são aqueles que confiam no Senhor.
Não conseguia se enxergar da forma como Deus o via, pois só conseguia enxergar o circunstâncias.
(porque andamos por fé, e não por vista); ... Sendo assim, fixamos nossos olhos, não naquilo que se pode enxergar, mas nos elementos que não são vistos. II coríntios 5:7..
ao se vê da forma como o Senhor o via Gideão assumiria a sua identidade espiritual.

A palavra nos descreve como Sacerdotes - I Pedro 2:5 Sacerdotes Santos a fim de oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por Jesus.
Não somos tímidos.
Ap. 1:6; Ap. 20:6
Ap. 21.8 tímido – a palavra em grego sig. Deiloi – covarde, como soldados que voltam as suas costas para o inimigo.
HEBREUS 10:38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
39 Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.
ÊXODO 14
15 Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. Não desistam não retrocedem.
II CORÍNTIOS 5.7 Porque andamos por fé, e não por vista.

INCREDULIDADE:
Mateus 13:58 - E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.
Não se conformou com aquela situação
Aos olhos de Gideão não era admissível aceitar a crença num Deus tão poderoso e viver
oprimido pelos inimigos. Como seria possível crer num Deus Todo-Poderoso e viver nos limites
do desespero, da opressão e da dor?
A força de Gideão, não estava no seu exterior, mas sim no mais profundo de si, não aceitava a
situação imposta pelos inimigos em razão da existência do Deus de Abraão. O maior problema
das pessoas não esta nos problemas em si, mas o que elas pensam a respeito de si mesmas. Se
alguém está a enfrentar um determinado mal e não crê numa saída, como irá então lutar
contra ele? Entende-se agora por que razão o Senhor Jesus perguntou ao cego: “Que queres
que Eu te faça?” (Mc. 10:51).
Confissão da crença
O Senhor conhecia perfeitamente a necessidade do cego, sobretudo porque era algo evidente
aos olhos humanos! Mas o Senhor queria a confissão da crença! Ou seja, a manifestação da
crença na solução do seu problema. Claro! Se o cego não acreditasse na sua cura, jamais iria
recorrer ao Senhor Jesus. Para a pessoa se ver livre das suas mazelas, em primeiro lugar tem
de crer que isso é possível. E essa crença é, justamente, a sua força!
Essa foi exatamente a força de Gideão: energia interior capaz de conduzir a pessoa à luta e à
conquista da vitória. E tudo o que o Anjo deu a Gideão foi uma única palavra: VAI! Aliás, a
mesma que o Senhor Jesus deu ao cego: Vai!
não sei orar
Romanos 8.26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não
sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com
gemidos inexprimíveis.
Eu não tenho acesso a Deus
Hebreus10.19 Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Eu não sou salvo
Tessanolicenses5.9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da
salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,
Deus não me ama
Romanos8.35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a
perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Deus me abandonou
Hebreus13:5 Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes;
porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
Ainda sente acusações
Romanos 8.33 33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os
justifica.

Habacuque 2.4 Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé
viverá.
O combustível capaz de mover um motor é a gasolina, querosene, álcool, oxigénio, gás,
eletricidade. O combustível da vida é o oxigénio, mas o combustível que conduz o ser humano
à vitória é a fé de Deus.
O anjo de Deus escolheu Gideão no meio de milhões de pessoas entre o seu povo, porque ele
“tinha o tanque cheio”. No entanto, desconhecia o seu potencial, o poder existente no seu
interior. Porquê? Porque os seus olhos espirituais estavam fechados. Enquanto dava atenção
apenas às informações dos olhos físicos, só conseguia ver dificuldades: miséria, fome, medo,
humilhação, poder dos inimigos, debilidade de Israel, etc. Mas uma voz gritava dentro de si:
Não! Não é possível esta situação continuar! O meu Deus é o mesmo do passado, é o Deus de
meus pais, Abraão, Isaque e Israel! Se Ele os livrou no passado, tem de nos livrar no presente!
Quer dizer: ao mesmo tempo que os seus olhos físicos que chamavam a atenção para a
situação vigente, pelo contrário, os seus olhos espirituais reclamavam dentro de si...
Havia um conflito intimo: por um lado a voz dos sentimentos impostos pela visão
física; por outro, a voz da fé imposta pelo conhecimento do Deus vivo.
E, quando o Anjo lhe apareceu, fez apenas acender a chama da sua força, dizendo: que
esperas? Vai... e salva Israel! Não te mando Eu? Vai, agora! ... Já!...
Alguma vez pensou que a fé está intimamente ligada à acção! Pois é... Fé é acção! É
atitude!...
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

website translator

Postagens mais visitadas do Site

Postagens mais visitadas da semana

VISITAS AO SITE

visitantes on line

Total de visualizações