Anaxímenes (585 - 524 a.C.)
Terceiro representante dos Filósofos de Mileto. Foi amigo e seguidor de Anaximandro e conhecia bem as teorias deste filósofo bem como as teorias de Tales, que acreditava que é a água o princípio de todas as coisas. Mas de onde vem à água? Anaxímenes pensava que a água é ar condensado e que o fogo é ar rarefeito e que o principal elemento que constitui as coisas é o ar ou o vapor e a eles as coisas voltam através de um movimento duplo onde o ar se condensa e depois se rarefaz.
O ar é infinito e se identifica também com a alma. Ele anima o corpo do homem e também todo o mundo. O Ar está em movimento eterno e possui vida. O mundo todo pode ser visto como um enorme animal que respira e a respiração é que lhe dá vida. E como a respiração é que lhe dá a vida, ela é a sua alma. É do ar que nasce todas as coisas presentes, todas as coisas do passado e as do futuro. Incluindo os deuses. É no ar que começa o movimento de todas as coisas.
Um dos exemplos que o filósofo encontra para sustentar suas teorias de rarefação e condensação é o de como o ar sai da nossa boca: se assoprarmos com os lábios mais apertados e com força o ar sai frio e se soltamos o ar com a boca bem aberta ele sai quente. O que muda portanto é a quantidade e a pressão que se imprime sobre o ar. Da mudança destas situações é que vão se originar todas as coisas.
Desta forma tudo o que existe são diferentes formas de ar que é o que forma tudo. O ar sob a influência do calor se expande aumentando seu volume e sob a influência do frio se contrai diminuindo seu volume. Tudo vai depender se é o calor ou o frio que vai predominar.
Essa teoria Anaxímenes provavelmente formulou após identificar o ar em movimento incessante. Percebeu também que a vida geralmente precisa do ar para se manter. Respirar é o que dá vida aos seres e dependemos da respiração por toda nossa vida. Ele percebeu ainda que no céu existem nuvens e que a matéria possui vários graus de solidez. O ar para ele é algo divino, ou mais, o ar é o próprio Deus.
Poucas notícias sobre a cosmologia de Anaxímenes chegaram até nós. Para ele a Terra a Lua e o Sol bem como todos os demais astros conhecidos na época, são planos e flutuam como se estivessem cavalgando sobre o ar. Todos os astros se movem ao redor da terra como se fosse um chapéu girando ao redor da nossa cabeça. A terra é feita de ar comprimido e o sol a lua e os outros astros também se originam da terra.
Para ele o sol também é terra que se movimenta mais rápido e por isso gera o calor próprio daquele astro. Foi o primeiro pensador a chegar à conclusão de que a luz da Lua vem do Sol. A Terra foi a primeira a se formar e dela ergueram-se as estrelas. As estrelas são fogo rarefeito. A Terra é plana e flutua no Ar assim como o Sol que é largo como uma folha e se desloca também através do ar.
Anaxímenes acreditava ainda que as estrelas não produziam calor porque estavam bem mais distantes da terra do que o sol.
Consta que ele escreveu uma obra intitulada Sobre a Natureza que foi escrita em prosa. Estudou também meteorologia.
Sentenças:
- Da mesma forma como a nossa alma o ar nos mantém juntos, de forma que o sopro, bem como o ar, abraçam o mundo inteiro.
foi um integrante da Escola Jônica. Além dele, na escola pré-socrática destacam-se Tales de Mileto e Anaximandro.
Escola Jônica: Teorias
A Escola Jônica foi à primeira escola filosófica grega a qual reuniu filósofos pré-socráticos (que viveram antes de Sócrates).
A maior parte de suas obras se perderam com o tempo, sendo a mais destacada “Sobre a Natureza”, a qual é possível encontrar alguns fragmentos.
Frases
*ápeiron - ” a realidade infinita, ilimitada, invisível e indeterminada que é a essência de todas as formas do universo, sendo concebida como o elemento primordial a partir do qual todos os seres foram gerados e para o qual retornam após a sua dissolução”.
Os diferentes filósofos escolheram diferentes physis, isto é, cada
filósofo encontrou motivos e razões para dizer qual era o princípio
eterno e imutável que está na origem da Natureza e de suas transformações. Assim, Tales dizia que o princípio
era a água ou o úmido; Anaximandro considerava que era
o ilimitado sem qualidades definidas;
Anaxímenes, que era o ar ou o frio;
Heráclito afirmou que era o fogo;
Leucipo e Demócrito disseram que eram os átomos.
E assim por diante.
physis vem de um verbo que significa fazer surgir, fazer brotar, fazer
nascer, produzir). A physis é a Natureza eterna e em perene transformação.
? Afirma que, embora a physis (o elemento primordial eterno)
seja imperecível, ela dá origem a todos os seres infinitamente variados e
diferentes do mundo, seres que, ao contrário do princípio gerador, são
perecíveis ou mortais.
? Afirma que todos os seres, além de serem gerados e de serem
mortais, são seres em contínua transformação, mudando de qualidade (por
exemplo, o branco amarelece, acinzenta, enegrece; o negro acinzenta,
embranquece; o novo envelhece; o quente esfria; o frio esquenta; o seco fica
úmido; o úmido seca; o dia se torna noite; a noite se torna dia; a primavera
cede lugar ao verão, que cede lugar ao outono, que cede lugar ao inverno; o
saudável adoece; o doente se cura; a criança cresce; a árvore vem da semente e
produz sementes, etc.) e mudando de quantidade (o pequeno cresce e fica grande;
o grande diminui e fica pequeno; o longe fica perto se eu for até ele, ou se as
coisas distantes chegarem até mim, um rio aumenta de volume na cheia e diminui
na seca, etc.). Portanto o mundo está em mudança contínua, sem por isso perder sua forma, sua ordem e sua
estabilidade.
A mudança - nascer, morrer, mudar de qualidade ou de quantidade -
chama-se movimento e o mundo está em movimento permanente.
O movimento do mundo chama-se devir e o devir segue leis
rigorosas que o pensamento conhece. Essas leis são as que mostram que toda
mudança é passagem de um estado ao seu contrário: dia-noite, claro-escuro,
quente-frio, seco-úmido, novo-velho, pequeno-grande, bom-mau, cheio-vazio,
um-muitos, etc., e também no sentido inverso, noite-dia, escuro-claro,
frio-quente, muitos um, etc. O devir é, portanto, a passagem contínua de
uma coisa ao seu estado contrário e essa passagem não é caótica, mas obedece a
leis determinadas pela physis ou pelo princípio fundamental do mundo.
*“ápeiron” -
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